Um dos pratos italianos mais clássicos, o carpaccio conta com uma história muito interessante e um sabor que vai te conquistar.
Muitas pessoas ainda torcem o nariz na hora de provar um belo carpaccio. Por ser produzido utilizando carne crua, há a falsa crença de que não seria tão bom quanto um prato com carne cozida. Porém, isso não é verdade e nós vamos provar!
O carpaccio já tem quase 100 anos de trajetória e carrega verdadeiros apaixonados pelo mundo devido à delicadeza de seus sabores e riqueza de sua gastronomia. É a representação perfeita da sofisticação, da criatividade e de uma boa alimentação.
Embora o carpaccio pareça um prato exótico, ele está presente em diversas culturas de formas completamente diferentes. Há quem faça com salmão, com polvo, frutas e até abobrinha. Porém, antes de se jogar em novas receitas, que tal conhecer mais sobre a clássica?
Conheça a história do carpaccio
A iguaria surgiu em 1950, no Harry’s Bar de Veneza, pelas mãos do chef Giuseppe. O prato foi desenvolvido após o pedido da Condessa Amalia Nani Mocenigo que sofria de um caso sério de anemia.
A doença é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea em decorrência dos baixos níveis de ferro. E sabe onde há uma grande quantidade de ferro? Isso mesmo, na carne crua!
Por recomendação médica, a condessa pediu ao chef Giuseppe que preparasse um prato com carne não cozida e ele criou o nosso querido carpaccio!
O nome foi escolhido para homenagear o pintor renascentista Vittore Carpaccio. Vittore era conhecido por utilizar muito vermelho em suas pinturas. A tonalidade era tão intensa que lembrava a cor de carne crua no prato, o que acabou inspirando Giuseppe que decidiu chamar o prato de carpaccio.
A receita original leva carne bovina em fatias muito finas, acompanhadas de alcaparras e os clássicos molho inglês ou à base de maionese. Porém, com a chegada da receita no Brasil, isso mudou bastante.
O chef Massimo Ferrari, dono do restaurante Massimo em São Paulo, apresentou o carpaccio aos brasileiros nos anos 70. A partir daí, tomamos gosto e fizemos questão de dar uma abrasileirada na receita.
Como é preparado?
O carpaccio é um prato bastante prático, cujo toque especial fica na escolha da carne e dos temperos que vão ser colocados. Especialistas em cortes dizem que a combinação deles deve ser feita para alcançar o máximo de sabor, por isso é preferível que sejam escolhidos juntos.
Quando preparado com carne bovina, é essencial dar destaque ao sabor, utilizando sal na medida certa, assim como a pimenta-do-reino. Dessa forma, o paladar será conquistado pela picância, enquanto o sabor da carne, enriquecido pelo sal, se mantém na boca por mais tempo.
É um prato que precisa de sabores mais ácidos para destacar todas as nuances e particularidades. O segredo é sempre incluir suco de limão na receita e, claro, buscar balancear o sabor da carne e do limão, mantendo as mesmas intensidades.
Para arrebatar, as alcaparras também são essenciais. Embora pareçam pequenos pepinos, as alcaparras são botões de florestas ainda não brotadas da planta Capparis spinosa. Seu gosto vívido combina perfeitamente com a receita.
Algumas pessoas optam por utilizar apenas o molho de alcaparras. No entanto, isso é um erro e pode acabar estragando seu paladar no momento de degustar. Então fique atento.
Em seguida, algumas receitas incluem maionese, trazendo o peso do molho à base de leite. Outras escolhem o queijo como acompanhamento, mas essa escolha depende da carne escolhida inicialmente.
O brilho do carpaccio fica por conta dos temperos. São eles que enriquecem os cortes e tornam os sabores ainda mais presentes. Cada um deles tem o poder de destacar um detalhe dessa composição transformando o prato por completo.
Procurando carpaccio em Curitiba?
Para quem está com água na boca e deseja provar essa delícia, saiba que em Curitiba você encontra uma receita sensacional, pertinho de casa e com a estrutura de um dos melhores restaurantes da região:
O Restaurante Tortuga é parada obrigatória para quem ama comer bem. Localizado na Av. Manoel Ribas, 702 – Mercês, entrega a excelência de um cardápio variado e um carpaccio rico em sabores.
Portanto, certifique-se de que o Restaurante Tortuga irá certamente satisfazer seus desejos gastronômicos que podem rivalizar com a emoção de um jackpot no icecasino.
Venha nos visitar!
Já conhece nosso restaurante? Onde almoçar em Curitiba: Restaurante Tortuga