Você sabe por que é preciso flambar alguns pratos? A técnica francesa é muito conhecida pela produção das chamas, ou “flamas”, e tem uma utilização muito simples.
Essa produção de chamas, flamas ou o “flambé”, palavra francesa para “flamas”, é uma técnica muito conhecida na culinária.
Afinal, o chefe de cozinha não sai soltando chamas por cima do prato apenas para impressionar o cliente ou causar um susto com o fogo subindo.
Assim, essa técnica é usada por um motivo muito específico e saiba disso, já que você pode comer alimentos flambados de várias formas diferentes.
Mas, você sabe porque ela é feita e qual o objetivo final de realizar ela? Caso você não saiba e tenha curiosidade, esse artigo é para você.
Mas afinal, o que é flambar os pratos?
Bem, o flambar os pratos é a técnica de cozimento no qual algum tipo de álcool é adicionado a uma panela e, após isso, uma explosão de chamas é feita sobre o alimento.
Esse processo é perigoso e deve ser realizado apenas por pessoas que sabem o que estão fazendo, então confie no chefe se ele fizer isso próximo a você.
Então, essa técnica utiliza de qualquer bebida com, no mínimo, 40% de teor alcoólico. As bebidas mais comuns de serem usadas são os conhaques. Porém, licores, runs, vodkas, vinhos e cachaças podem ser usados também.
Quando o objetivo é flambar o prato, é comum que o chefe inclua a bebida momentos antes da explosão acontecer, já que a temperatura ambiente não existem vapores alcoólicos suficientes para inflamar a bebida.
Então, ao incluir a bebida na panela onde o cozimento está acontecendo para que o álcool aqueça e, após isso, libere gases o suficiente para poder ser queimado.
Assim, essa explosão acontece após os vapores alcoólicos serem o suficiente, já que é liberado após ser aquecido o suficiente para pegar fogo.
Essa técnica surgiu no século 19, durante um descuido do chef Henri Charpentier que, ao preparar uma sobremesa, acabou se distraindo e o fogo atingiu a frigideira onde o doce estava regado com conhaque.
Mas, por que flambar os pratos?
Bem, a resposta é simples: retirar todo o teor alcoólico do prato, mas ainda deixando o aroma e o gosto da bebida.
Apesar de algumas pessoas acreditarem que o ato de flambar os pratos acontece só para gerar um “show”, eles estão enganados, já que ele também altera os sabores.
Então não se assuste com as chamas. Apesar da temperatura dela ser bastante alta (podendo chegar a mais de 500°C), a superfície da panela se mantém em uma temperatura baixa, sendo menor que a necessária para a caramelização.
Além disso, o uso do flambado nos pratos é capaz de interferir na textura do alimento, criando uma fina camada crocante e, esta camada, traz ainda mais sabor ao prato.
Essa técnica também é usada para dar o sabor e o aroma levemente defumado, já que essa técnica foca em “chamuscar” os alimentos, sendo diferente do contato alimento, metal e fogo que é o comum.
Desse modo, a técnica de flambar os pratos é usada para trazer novos sabores e aromas aos pratos comuns, sendo que cada tipo de bebida é mais indicada a cada tipo de prato.
Ou seja, não é simplesmente incluir o licor em seu prato e esperar que o gosto seja o que você provou em algum restaurante. Por isso, saiba quais os melhores usos de cada bebida. Assim, anote essa dica e se prepare para o novo sabor:
- Licor: indicado para peixes;
- Wisky: indicado para carnes aromáticas;
- Vinho tinto: indicado para carnes vermelhas;
- Vinho branco: indicado para peixes, frango e frutos do mar;
- Conhaque: indicado para sobremesas, carne bovina e frutos do mar;
- Cachaça: indicado para carne suína, bovina e sobremesas.
Assim, a combinação da bebida correta com o prato que você irá provar aqui no Restaurante Tortuga trará ainda mais gosto a sua refeição, fazendo da memória de comer em nosso Restaurante ainda melhor.
Como flambar as comidas?
Bem, como você sabe o prato flambado é parte de uma pequena explosão – ou queima de vapor – e, assim, gera uma chama alta.
Por esse motivo, o recomendado é fazer longe de itens inflamáveis ou até mesmo do seu rosto.
Então, o recomendado é aproximar o líquido da chama do fogão, inclinando a panela para acelerar o processo de evaporação do álcool e mandar embora o seu sabor intenso, deixando somente o gosto da bebida mais suave no prato.
Embora existam as recomendações para não ter mais perigos ao usar a técnica, o truque tem mais aparência do que realmente é perigoso.
Assim, quando a técnica de flambar os pratos começam, o fogo se espalha e apaga naturalmente. Isso porque o álcool é consumido e, por isso, o fogo se apaga rapidamente.
Quais os pratos do Tortuga são flambados?
Aqui no Restaurante Tortuga temos alguns pratos flambados. E não se engane, não possuímos só pratos doces, como o Mineiro com Botas e a Banana Curitiba.
Também possuímos alguns pratos salgados com a técnica do flambar sendo usado. Então, se você deseja conhecer nosso cardápio e entender como usamos o flambar para dar mais sabor, pode pedir:
- Strogonoff de mignon: fatias de mignon flambadas, creme de leite, catchup com champignon.
- Mignon Poivre: mignon grelhado na pimenta verde e flambado ao molho rotti.
Agora, se você quer saborear o melhor das sobremesas – como a técnica é mais utilizada pelo mundo todo – você também possui opções em nosso cardápio. Conheça elas agora:
- Mineiro com Botas: queijo prato, goiabada, ovos e banana caramelizada e flambada.
- Banana Curitiba: banana frita e flambada com sorvete de creme e calda de chocolate.
Assim, se você deseja conhecer os pratos flambados do Restaurante Tortuga, venha ao nosso salão. Estamos no bairro Mercês, próximo a Igreja Nossa Senhora da Mercês.
Aqui você terá as melhores opções de comidas, além de uma incrível carta de vinhos. E, ao escolher comer em nosso salão, você tem a certeza de aproveitar a melhor experiência gastronômica de Curitiba.
Veja mais:
muito curioso e muito interessante. Preciso procurar aqui em Porto Alegre um restaurante
com algum prato flambado
Muito obrigada