Tem programa melhor do que conhecer um ponto turístico e ter uma experiência gastronômica pertinho dele? Nesse artigo vamos dar uma dica de onde comer próximo a Torre Panorâmica.
Antes disso, vamos falar um pouco desse ponto turístico da capital paranaense que é visitado por centenas de turistas diariamente.
Torre Panorâmica de Curitiba
A torre tem 109,5 metros de altura e equivale a um edifício de 40 andares. Foi inaugurada em 17 de dezembro de 1991, pelo então prefeito Jaime Lerner e o presidente da Telepar, em comemoração aos 300 anos da cidade de Curitiba.
No alto da Torre, os visitantes têm uma visão única de 360° de Curitiba e, através dos quatro pontos cardeais em um painel ilustrativo, podem se localizar.
Lá de cima ainda é possível observar todo o planejamento urbano e os zoneamentos da cidade, além de ver a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e as regiões dos arredores de Curitiba.
No mirante existe um painel do artista curitibano Poty Lazzarotto, onde os visitantes podem conhecer todo o processo de crescimento da cidade. Nele você vai poder conhecer quem foram os primeiros habitantes, os índios que moravam aqui, os colonizadores e toda a evolução da telefonia.
Os principais pontos turísticos de Curitiba podem ser vistos em um mapa da cidade, que também pode ser encontrado na Torre.
Já no térreo da Torre Panorâmica existe um Posto de Informações Turísticas e o Museu do Telefone. Neles é possível observar alguns modelos, fotos, curiosidades e uma linha do tempo que conta a história do objeto no Paraná e no mundo.
Quem quiser levar uma lembrança da cidade para casa, na Torre Panorâmica você encontra uma lojinha de souvenir com várias opções.
Como visitar a Torre Panorâmica
A Torre Panorâmica faz parte dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba e é aberta ao público.
Atualmente é administrada pela empresa Oi, em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo e é aberta ao público. Fica na rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191, no Bairro Mercês.
As visitas são feitas de terça a domingo, das 10h às 18h com agendamento prévio. Nos feriados, o atendimento tem horários diferenciados. Para fazer sua visita, agende clicando AQUI.
Após o agendamento, o pagamento é feito no local no dia da visita.
Onde comer próximo a Torre Panorâmica
Depois de conhecer um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, é hora de se alimentar e ter uma experiência gastronômica diferente de qualquer coisa que você esteja acostumado.
O melhor restaurante da cidade fica pertinho da Torre Panorâmica, a menos de 1,5 km, o Restaurante Tortuga.
Aberto de terça a domingo, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h, o Tortuga está preparado para receber turistas e curitibanos que visitarem a Torre com um cardápio e um ambiente surpreendente.
Com mais de 30 anos de história, a experiência começa já na construção que o restaurante está instalado. Um prédio com mais de 100 anos e que preserva o estilo rústico em sua decoração inspirada nos piratas dos 7 mares.
No Restaurante Tortuga você encontra um cardápio bem variado de massas e porções que vão agradar qualquer tipo de paladar.
Para lhe ajudar na escolha, separamos algumas entradas para você já ir pensando nessa experiência depois do passeio.
Menu de porções Restaurante Tortuga
O cardápio de porções do Tortuga é bem variado e você pode comer a qualquer hora do dia. Entre as opções estão:
– Farofas – de ovos e farofa com bacon;
– Feijão da casa;
– Purê de batatas;
– Arroz – branco e à grega;
– Ovos – frito e cozido;
– Banana à milanesa;
– Cebola frita;
– Tomate provençal;
– Rolo de panquecas – molho sugo, bolonhesa, legumes, frango, portuguesa e molho branco;
– Espetos: mignon simples, peito de frango
– Bolinhas de queijo;
– Mignon no palito;
– Carpaccio;
– Mix de azeitona, muçarela e pepino;
– Provolone ao forno com aliche, à milanesa, ao forno com orégano ou frio;
– Calabresa ao forno com farinha de mandioca;
– Batata frita – com ou sem bacon;
– Mandioca frita – com ou sem bacon;
– Polenta frita – com ou sem bacon;
Além desses pratos, o Tortuga conta com uma grande variedade de massas e pratos à base de mignon. Para conhecer o cardápio completo, clique AQUI.
Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos e coloque ela no seu roteiro turístico da cidade de Curitiba.
Veja também:
Onde comer linguine em Curitiba