O parmegiana é um dos pratos mais comuns do mundo, com suas variedades de receitas e tipos. E saiba onde comer esse prato em Curitiba neste artigo.
Podendo ser feita de berinjela, frango ou bife, é uma receita muito comum que diversas famílias italianas realizam em dias especiais.
Mas, apesar do nome, você sabia que o prato não tem origem em Parma, na Itália. Nesse caso, a origem não é bem certa.
Algumas pessoas indicam para diferentes regiões da Itália, enquanto outros indagam que o prato não existe na Itália e foi criado na Rússia e, em alguns casos, chegam a citar São Paulo como o criador do Filé à Parmegiana.
Indiferente da origem, o prato é muito consumido no Brasil todo e, de forma simples, tomou conta de restaurantes e casas.
Ou seja, o prato que carrega molho, queijo e uma opção de proteína tem mais que esses elementos, mas sim uma grande história.
Por isso, o parmegiana – seja de frango ou mignon – está entre os mais pedidos do Restaurante Tortuga.
Se você quer conhecer mais sobre o parmegiana, sobre a sua origem (todas as que são ditas) e porque escolher comer o do Restaurante Tortuga, esse artigo é para você.
O que é um prato “à parmegiana”?
Embora os pratos à parmegiana não tenham uma origem definida certamente, o nome remete à região de Parma, na Itália.
Esse nome remete a dois momentos da região. O primeiro é pelo queijo utilizado na receita original, que é oriundo da região, o queijo “parmigiano reggiano”.
O queijo parmigiano reggiano é um queijo curtido que, ao ser produzido na região, podia ser utilizado em diferentes momentos do ano. Até mesmo quando estava mais frio e o queijo endurece, podia ser ralado para ser usado.
Outro motivo que pode ser remetido a Parma é pela forma de cozinhar. Na primeira receita que se tem ideia – e é levada como a original até hoje – o prato à parmegiana era a berinjela.
Quando citam que o nome do prato vem por esse motivo supracitado, é pelo modo que a berinjela era preparada. Isso é pelo fato que ela era cortada em fatias, sendo sobrepostas por queijo e molho antes de ser assada.
Embora existam esses casos onde são colocados como a receita original da parmegiana, existem outros casos.
Parmegiana russa
Como supracitado, o prato à parmegiana tem mais de uma origem citada. Assim, também existe a história que remete à civilização russa.
Nessa história, o contexto é triste, mas a criação foi uma forma de adaptar problemas reais para a criação do saboroso prato.
Isso porque, durante a Revolução Russa, o prato pode ter sido criado por pessoas que estavam em regiões que ficaram pobres e sem mercados.
Dessa forma, as pessoas que congelaram carne e conseguiram manter em sua família criaram o saboroso prato.
A união da carne congelada – que viria a ser frita -, com o queijo – curtido e duro – e o molho de tomate criou o famoso “bife à parmegiana”.
Apesar de, na época, ainda ser conhecido como “bife com carne e queijo”, o prato se espalhou pelos continentes da Ásia e Europa, tornando-se famoso em todo o mundo.
A outra história italiana
Outro caso que remete a Itália em sua origem é quando um homem quis reconquistar sua amada e, desse modo, fez a receita de origem russa.
Como ele não estava com dinheiro, ele acabou realizando a receita e não satisfeito apenas em fazer para sua amada, resolveu publicar em um jornal.
Assim, após o jantar, toda a cidade conhecia a homenagem em sinal de amor, dizendo “una bistecca per mia Giana”, ou um bife para minha Giana, em tradução livre.
Dessa forma, Giana, a amada, ficou tão famosa que o prato conhecido como “bistecca per mia Giana” ou, como é conhecido atualmente, bife à parmegiana, entrou para os cardápios do mundo.
Parmegiana à brasileira
E se você soubesse que, segundo a lenda, o primeiro bife à parmegiana foi feito em São Paulo, no Brasil?
Então, a que tudo indica, a história do primeiro bife à parmegiana é brasileira e, por isso, é uma receita tipicamente brasileira, mas com influências italianas.
Contudo, o autor não é conhecido e, por esse motivo, existe grandes chances de ser um imigrante italiano.
Embora o prato não exista na Itália, é comum encontrar pratos semelhantes, como a cotoletta alla milanese (costeleta à milanesa) ou então a parmigiana di melanzane (berinjela à parmegiana), que consiste em fatias dispostas em camadas, regada com molho de tomate e salpicada com queijo parmesão.
Popularmente no Brasil, conseguindo agradar os mais diversos paladares, o bife à parmegiana não precisa de nenhum preparo complexo.
Porém, existem algumas pequenas regras para ele ser “perfeito”. As regras são: a milanesa deve ser crocante, o molho de tomate mais encorpado e o queijo bem gratinado.
E o parmegiana em Curitiba?
Então, se após toda essa história você estiver com fome e com vontade de comer o melhor parmegiana – seja de frango ou de mignon -, o Restaurante Tortuga é a melhor opção para você.
Aqui possuímos os pratos mais pedidos pelo brasileiro e, de forma simples, você pode escolher se prefere a proteína vindo do gado ou do frango.
E, para acompanhar o nosso frango ou mignon parmegiana, ambos os pratos são servidos com fritas à francesa e arroz.
Ou seja, você terá um dos pratos mais conhecidos do mundo, sendo servido especialmente para você, com um acompanhamento muito saboroso.
Além disso, você poderá harmonizar o seu prato com os melhores dos vinhos, tanto nacionais quanto importados. Caso você deseje, peça para algum de nossos garçons apresentar a nossa grande carta de vinhos.
Venha para o Restaurante Tortuga e nos acompanhe nessa viagem dos sete mares, criando os melhores sabores e a melhor experiência para sua alimentação.
Veja mais: