Panquecas

Onde comer panqueca em Curitiba

novembro 4th, 2022 Posted by Blog 0 thoughts on “Onde comer panqueca em Curitiba”

O Restaurante Tortuga é uma ótima sugestão de onde comer panquecas em Curitiba.

Um prato simples, versátil e muito gostoso, as panquecas agradam qualquer tipo de paladar, pois podem ser feitas com vários tipos de recheio, tanto doce, quanto salgado. 

A sua versatilidade é tão grande que até mesmo a massa pode ter variações. Ela pode ser feita com farinhas diferentes, com ou sem ovo, por exemplo. As cores das panquecas também podem variar e podem ser feitas com suco de beterraba, cenoura, espinafre natural ou em pó, açafrão, chocolate, entre outras.

Os recheios de panqueca mais comuns são os de carne moída, frango e queijo.

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre onde surgiu esse prato, como fazer a massa, algumas curiosidades e as super sugestões do Tortuga para você apreciar uma deliciosa panqueca na capital paranaense.


Origem da panqueca

O nome panqueca vem do inglês pancake, que vem da junção de duas palavras: pan (frigideira) e cake (bolo).

As panquecas surgiram há muito tempo, há cerca de nove mil anos na França. A receita surgiu quando uma mulher derramou, por acidente, um pouco de mingau no fogão e percebeu que o mingau cozinhou rapidamente, tinha uma boa consistência e era bem gostoso feito dessa maneira.

Mas assim como acontece com vários pratos populares, ninguém sabe ao certo como e quando surgiram as panquecas.

Outra teoria é que os antigos gregos já faziam uma receita parecida, chamada tagenias, há pelo menos dois mil anos. Mas o registro do prato aconteceu a partir do século I, com uma receita bem parecida com o que temos hoje.

Existe, ainda, indícios que a panqueca teve suas raízes no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas.

Há uma versão religiosa que vem da Grande Enciclopedia Illustrata della Gastronomia (Selezione dal Reader’s Digest, Milão, 2000), que diz que no século V peregrinos franceses foram em um grande número para Roma para participar da Festa Della Candelora. O papa Gelásio, querendo fazer uma boa recepção aos peregrinos que estavam cansados da caminhada, ordenou que a cozinha do palácio pontifício fosse abastecida com ovos, sacos de farinha e litros de leite o quanto fosse possível. Essa seria uma outra possibilidade de surgimento da panqueca, pois os peregrinos saborearam a novidade e levaram a receita para a França.

Os italianos contestam todos os registros e defendem que a panqueca teria sido criada na Itália no século V, para ser degustada em uma festa religiosa.

De qualquer forma, independentemente da origem, as panquecas começaram a se tornar mais populares a partir do século de 1920 com a influência da cultura americana sobre os países do mundo ocidental, uma vez que esse prato já é bastante apreciado nos Estados Unidos.

O que sabemos e temos certeza, é que as panquecas são uma ótima opção para qualquer refeição.

Atualmente ele é saboreado em diversas regiões e de várias formas diferentes. Cada lugar dá sua cara a receita.

 

Curiosidades sobre as panquecas

Separamos algumas curiosidades mundiais sobre panquecas, que talvez você nunca tenha ouvido falar, confira:

1 – Existe o Dia Nacional da Panqueca, que acontece na terça-feira de carnaval, também conhecida como “terça-feira gorda”, que é o último dia antes da Quaresma, que são os 40 dias de abstinência antes da Páscoa que os cristãos praticam. No ano de 2006, a rede de restaurantes americana IHOP (International House of Pancakes) criou esse dia para comemorar a especiaria e, todos os anos, os restaurantes da rede oferecem panquecas gratuitas por todo o país.

2 – Todos os anos na cidade de Olney na Inglaterra acontece o Pancake Race. É uma corrida que teve início em 1445 e foi inspirada em uma dona de casa apressada que chegou na igreja na terça-feira gorda segurando sua frigideira com uma panqueca. Desde 1950, a corrida se tornou um evento internacional onde competem mulheres de Olney contra as de Liberal, Kansas. No total, as mulheres de Liberal estão liderando por 37 vitórias, contra 29 das de Olney.

3 – A primeira mistura pronta de panquecas do mundo foi feita pela RT Davis Milling Company em 1890. A empresa contratou a contadora de histórias Nancy Green para ser a porta-voz da mistura de Tia Jemimg. Em 1937 a Quaker Oats Company registrou a marca Tia Jemimg para a mistura.

4 – Dominic Mike Cuzzocrea completou uma maratona em 1999, nas Cataratas do Niágara em um tempo de 3 horas, dois minutos e 27 segundos virando uma panqueca a cada 1,8 segundos. Conforme Cuzzocrea, são de cinco a seis mil voltas na panqueca durante os 42,195 km.

Ele também é recordista em arremesso de panquecas mais alto, com 31 pés e 1 polegada, que foi estabelecido em 2010.

5 – Um estudo realizado pela Annals of Improbable Research usou equações polinomiais para descobrir que o Kansas era mais plano que uma panqueca. O estudo descobriu que seis estados são mais planos que uma panqueca: Flórida, Illinois, Dakota do Norte, Louisiana, Minnesota e Delaware.

6 – De acordo com o American Heritage Dictionary of Idioms, a frase chata como uma panqueca, já é usada desde os anos de 1500 para descrever qualquer coisa plana.

7 – A maior panqueca do mundo media mais de 49 pés de diâmetro e pesava 6614 libras e foi feita em Manchester, Inglaterra, no ano de 1994, pela Cooperative Union. Para ser validada como recorde, a panqueca deve ser virada e ser comestível.

8 – O restaurante de Manchester, Opus One, do Radisson Blu Edwardian, inventou a panqueca mais cara do mundo em 2014. Ela custou £ 800, cerca de US $1.050 hoje. O recheio era de caviar, lagosta e champanhe na sua receita.


Receita básica de panquecas

Como vimos anteriormente, existem muitas receitas de panquecas, mas essa é a mais tradicional e básica aqui no Brasil. O tempo de preparo é de 60 minutos e rende cerca de 10 porções.

Ingredientes
2 copos de leite;
1 ovo;
1 copo de farinha de trigo;
1 colher de sopa de óleo;
1 pitada de sal;

 

Modo de preparo

1 – Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme.
2 – Unte uma frigideira com óleo e espere esquentar e despeje a massa.
3 – Faça movimentos circulares para espalhar a massa na frigideira.
4 – Deixe assar até que a borda fique dourada.

5 – Espere até a massa se soltar do fundo e vire a panqueca para assar do outro lado.

6 – Recheie como preferir, enrole e sirva.

 

Cardápio de panquecas do Tortuga

– Frango – recheada com queijo mussarela e frango desfiado. Molho ao sugo ou branco.

– Portuguesa – recheada com queijo mussarela, presunto, azeitona, cebola, ovo cozido no molho ao sugo.

– Tortuga – recheada com queijo mussarela, tomate picado ao alho no molho ao sugo.

– Ao molho branco – recheada com queijo mussarela e presunto.

– Legumes ao molho sugo – recheada com queijo mussarela, batata, vagem, cenoura, ervilha e azeitona.

– Ao molho sugo – recheada com queijo mussarela e presunto.

– Ao molho bolonhesa – recheada com queijo mussarela e carne moída.

Veja também:

Onde comer em Curitiba no dia das crianças

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *