Você conhece ou já ouviu falar do Museu Paranaense? Esse é um dos vários pontos turísticos que Curitiba tem para os visitantes conhecerem.
Inaugurado em 25 de setembro de 1876, o Museu Paranaense é o terceiro mais antigo museu do Brasil.
Hoje em dia, o Museu Paranaense é visto como ocupante de um lugar de vanguarda entre os museus brasileiros, já que propõe um diálogo entre suas obras históricas e a arte contemporânea.
Assim, o MUPA (Museu Paranaense), é longe de ser um prédio recheado de quadros ou estátuas estáticas.
Então, se você quer conhecer mais da história do Museu Paranaense, suas obras e onde comer após esse passeio incrível, esse artigo é para você.
O que é o Museu Paranaense?
Localizado no Centro de Curitiba, o Museu Paranaense é um museu da administração pública, inaugurado no dia 25 de setembro de 1876.
Mas, apesar de ser inaugurado em 1876, sua história remete à 2 anos. Isso porque em 1874, Agostinho Ermelino de Leão, nascido em Paranaguá, teve a ideia de coligir os riquíssimos produtos agrícolas e industriais em um museu agrícola e em um jardim de aclimação.
Assim, ora sendo conhecido como Museu de Aclimação, ora de Museu Curitiba, o Museu Paranaense foi lançado dois anos após o início do projeto.
Já no início do Museu, ele contava com 600 peças em seu acervo, chamando atenção de pessoas de fora do estado do Paraná, que foi o caso do imperador Dom Pedro II. Nesse caso, Dom Pedro II visitou o museu em 1880 e fez a seguinte anotação sobre: “tudo muito bem arranjado e curioso”.
Porém, somente em 1882 o Museu foi assumido pelo governo estadual. Assim, durante 54 anos, o Museu foi uma referência, recebendo diversas exposições assinadas por escritores, artistas e pintores.
De 1936 até, pelo menos, os 14 anos seguintes, o Museu viveu seu apogeu, sendo o momento lembrado até hoje como maior crescimento de acervo e também de número de visitantes.
Para se ter ideia, em 1955, 25 mil pessoas visitavam anualmente o Museu Paranaense.
Porém, somente em 1973 cogitaram mudar o Museu Paranaense para o seu endereço atual. Isso após o “Plano de Ação Cultura do Paraná” definir seis possíveis endereços.
Em 2002, o Museu chegou ao endereço atual. Localizado no São Francisco, ele está a menos de 5 minutos do Restaurante Tortuga.
Com uma área total de mais de 4 mil metros quadrados, tendo espaço para mostras temporárias e de longa duração, laboratório, auditório, biblioteca e três reservas técnicas.
As mais de 500 mil peças que estão expostas são provenientes de aquisições e doações.
Em destaque existem as peças do Museu Coronel David Carneiro e as coleções arqueológicas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Mas, por que ele é diferente?
Bem, como já citamos anteriormente, o Museu Paranaense está longe de ser um daqueles museus onde o visitante passeia e só vê imagens estáticas.
Para entender esse processo, devemos voltar ao ano de 2019, quando a organização do Museu pensou em como aproximar da comunidade e trazer as pautas contemporâneas para ele.
Depois disso, perceberam que era urgente a atração de novos públicos, com necessidade de expandir o olhar da população sobre este patrimônio.
O primeiro passo para essa modernização do MUPA veio com a participação popular de forma convicta. Ou seja, após quase 150 anos, o Museu Paranaense é um museu feito pelos paranaenses.
Além disso, a ideia da integração do Museu com a comunidade é para visitar o passado pelo olhar de quem foi retratado e, assim, entender os contextos que formam a visão de mundo atual.
Desse modo, os temas das discussões e exposições são sempre escolhidos por meio de uma análise de urgência, revisando o acervo do museu de forma crítica e colaborativa.
E, para se ter ideia, nos últimos meses a preparação para a exposição “Mejtere: histórias recontadas”, uma exposição focada em povos originários e afrodescendentes no Paraná.
E após esse passeio, onde posso comer?
Bem, se você quer aproveitar o máximo do seu passeio, que tal saborear um delicioso prato de mignon, de massa ou até mesmo de frango após o seu passeio cultural?
Desse modo, você pode dirigir por 5 minutos e chegar no Restaurante Tortuga. Nosso restaurante tem mais de 30 anos de história e com uma incrível carta de vinhos, além de diversas opções de alimentos no cardápio.
Então, se você precisa de uma dica para escolher o melhor lugar, além de escolher as melhores opções em nosso salão, você pode anotar essas dicas e saborear o melhor da culinária de Curitiba.
Assim, para manter o passeio cultural de uma forma alegre e terminar com ainda mais lembranças boas, você pode comer um delicioso carpaccio de mignon com ervas finas e alcaparras no Restaurante Tortuga.
Além disso, para comer próximo ao Museu Paranaense, existem opções bem paranaenses também.
Isso porque o Restaurante Tortuga tem criações próprias, que incorporam cada vez mais os sabores paranaenses em seu cardápio.
Então, se você tem esse desejo, você tem opções em carnes, com mignon e frango, além de nossas deliciosas sobremesas.
E o melhor: para combinar com tudo que temos de comida, nossa carta de vinhos pode ser consultada com nossos garçons e eles te indicaram as melhores opções para cada harmonização.
Assim, você comerá o melhor de Curitiba, tendo as melhores opções e próximo ao centro da cidade, sem problemas de locomoção.
Então, venha já visitar o nosso salão, localizado na Mercês, próximo a Paróquia Nossa Senhora das Mercês ou peça em sua casa.
Veja mais: