A Pedreira Paulo Leminski é um dos grandes atrativos que existem em Curitiba. Tanto por seus diversos shows e festivais, como por todas as atrações do Parque da Pedreira, que é o complexo que envolve a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.
Sendo um dos principais locais para shows em Curitiba, a Pedreira Paulo Leminski é muito conhecida do público geral. Para se ter ideia, nos últimos anos Harry Styles, Arctic Monkeys, Kiss, Gorillaz, Iron Maiden, Guns N’ Roses e Sandy & Junior. Além de diversos festivais de músicas.
Assim, a Pedreira Paulo Leminski é, quem sabe, o maior centro musical de Curitiba. Além disso, por estar no já citado Parque da Pedreira, existem mais opções de passeios para se fazer no local, mesmo que não tenha show no dia.
Então, prepare-se para conhecer o Parque da Pedreira neste artigo e, após isso, onde você consegue comer o melhor mignon de Curitiba próximo à Pedreira Paulo Leminski.
A Pedreira Paulo Leminski
Localizada no bairro do Abranches, na Zona Norte de Curitiba, a Pedreira Paulo Leminski é um espaço de 103 mil metros quadrados e é uma área destinada a espetáculos ao ar livre.
O seu palco principal mede 480 metros quadrados e por ele já se passaram shows nacionais e internacionais, tendo como principais nomes Katy Perry, Black Sabbath, Elton John, Ed Sheeran, Green Day, Paul McCartney e outros.
Inaugurada em 1990, a Pedreira carrega o nome do poeta curitibano Paulo Leminski.
Antes de ser aberto como uma grande área de shows, o local era usado como pedreira municipal e usina de asfalto, motivo de se ter o paredão rochoso de trinta metros cercando a parte principal da pedreira.
Além disso, a parte principal da Pedreira Paulo Leminski ainda conta com um lago encostado no paredão rochoso, o que deixa o clima sempre mais gelado que realmente está na cidade.
O palco principal da Pedreira Paulo Leminski é considerado o maior palco fixo a céu aberto da América Latina.
Apesar da beleza e da utilidade desde sua inauguração, com o Festival organizado pela prefeitura de Curitiba, tendo como atrações Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e The Wailers, a Pedreira chegou a ficar fechada por anos.
Porém, em 2014 a Pedreira Paulo Leminski foi reaberta em uma parceria público privada e, como um dos primeiros eventos após adequações e reestruturação de infraestrutura foi o local da FIFA Fan Fest em Curitiba, durante a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Complexo Parque da Pedreira
Além da Pedreira Paulo Leminski, o Complexo da Pedreira é composto pela Ópera de Arame. A Ópera de Arame é um teatro e um dos cincos locais mais visitados em Curitiba.
Construída em apenas 75 dias, a estrutura redonda é cercada por um lago artificial, que faz com que o visitante passe por uma ponte projetada para entrar no teatro.
O arquiteto da obra, Domingos Bongestabs, planejou essa entrada para integrar o público ao teatro logo ao chegar no local da apresentação.
Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame também é um local muito utilizado por atrações musicais, tendo passagem de grandes shows como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gal Costa, Nando reis, Chris Cornell e até mesmo de gravação de programas da Rede Globo, como o especial de 5 anos do programa Altas Horas.
A Ópera de Arame é localizada ao lado da Pedreira Paulo Leminski e recebe esse nome pelo estilo da estrutura que é construída, tendo em sua composição tubos de aço e estruturas metálicas, além de placas transparentes de policarbonato no teto.
Nos dias atuais, a Ópera de Arame também tem sido palco de eventos privados, como formaturas e festas.
Outro parte do complexo do Parque da Pedreira é a MUNÁ, a loja oficial do complexo. Com produtos feitos 100% por artistas locais, a MUNÁ fortalece cada vez mais a cultura curitibana.
Todos os itens são estilizados para lembrar as temáticas música, natureza e Curitiba.
E onde comer mignon perto do Complexo?
Agora é a melhor dica que posso te dar! Se você quer visitar a Pedreira Paulo Leminski para ver alguma apresentação musical ou passear, separe um tempinho para conhecer também o Restaurante Tortuga.
Com mais de 30 anos de tradição em Curitiba, o Restaurante Tortuga tem mais de 20 pratos feitos com o melhor do mignon para agradar todos os gostos.
Porque nada melhor que comer um bom prato com carnes selecionadas, combinando com um dos deliciosos vinhos que possuímos em nossa carta.
Para se ter ideia, a nossa maior indicação é o Mignon Quatro Queijos, que é composto por mignon grelhado ao molho rotti com champignon, além de ser acompanhado de linguine ao molho quatro queijos gratinado.
Outra opção de nossa cozinha é o Strogonoff de Mignon. O prato já é tradicional na cultura brasileira, mas você nunca comeu um tão gostoso quanto o nosso.
Se você procura outro prato tradicional, uma das escolhas pode ser o Mignon Parmegiana. Feito do melhor mignon disponível, ele é feito à milanesa, gratinado ao molho sugo. Além disso, acompanha arroz e fritas à francesa.
Por outro lado, se você quer experimentar a maior criação que temos envolvendo a mais nobre das carnes, você deve pedir o Mignon à Moda da Casa. Este delicioso prato é composto por um mignon grelhado, além de banana à milanesa, arroz à grega e fritas à francesa.
Assim, se você quiser conhecer o melhor da culinária de Curitiba é só vir até o nosso salão, que fica no bairro da Mercês, na Avenida Manoel Ribas, próximo a Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Ou também pedir em casa, já que realizamos entrega por toda a capital do Paraná.
Veja mais: