Que a lasanha é um dos pratos italianos mais consumidos no mundo todos sabemos. Mas, você sabe onde comer as melhores lasanhas em Curitiba?
Feita por fatias de massas intercaladas com camadas de carnes ou queijos, a lasanha já virou um prato tradicional nos finais de semana brasileiro. Ou você nunca teve ou conhece quem teve a receita repetida por alguma avó ou tia com mais idade?
Então, aqui estaremos ajudando você a conhecer um pouco mais sobre esse prato saboroso que já faz parte da memória de todos, além de te apresentar as melhores lasanhas de Curitiba e região metropolitana.
Além disso, você vai conhecer sobre como a tradição da lasanha nasceu, como ela começou a ser feita e quais as diferenças da tradicional lasanha – que é como fazemos – para as lasanhas comuns.
Então, se você pretende salivar em cada palavra que você ler, além de sentir o cheiro subir por cada linha e ter vontade de morder cada informação, continue que esse texto é para você!
Qual é a história da lasanha?
Uma das combinações entre massa e proteína mais famosas e saborosas de todos os tempos só poderia ter vindo de uma criação italiana.
Tendo o nome tradicional é “lasagna” e vem do latim làganum e do grego λάσανα (làganon), que significa flácido, macio. Para os romanos, a palavra se assemelhava a “lasanum”, que significa “panela” em latim. Assim, os italianos usavam a palavra para se referir ao prato que a lasanha é feita.
Após um tempo, o nome do alimento recebeu o nome do prato que era utilizado e, ainda hoje, na Itália é usado para denominar as placas produzidas com farinha de trigo, água, vinho ou ovos.
No começo, a massa era aberta com um rolo chamado laganaturum, ou “lasanhador”. Esse era o motivo para o alimento adotar o nome.
Eles que, em meio a diversas polêmicas, também são conhecidos como os pais da pizza e do macarrão, são os donos de diversas das receitas que envolvem as massas e que usamos no dia a dia.
Porém, a criação italiana também é outra polêmica culinária: existem relatos que um prato similar com a lasanha já existia na Inglaterra no século XIV, inclusive era comido pela corte do Rei Ricardo II e era conhecido como “loseyns”.
Já em livros de receitas italianas, existem dois diferentes que indicam a criação do prato, ambos sendo do Tribunal de Nápoles. Em ambos a receita segue uma forma semelhante ao que conhecemos hoje.
O prato era feito da massa supracitada e, antes de ser cozido, era cortado em formas de quadrados ou losangos e cozido em caldos de carne ou de vegetais.
Essa lasanha mais antiga era feita por um prato de camadas e, nesta versão, ainda não levava tomate – já que os europeus ainda não conheciam essa fruta.
Porém, a pessoa que leva o mérito como “pai da lasanha” é Francesco Zambrini, um italiano. Ele descobriu receitas antigas nas quais a lasanha vinha sendo postas em tiras e tinha várias camadas de queijos, assim criando algo semelhante ao que temos hoje em dia.
Assim, ele incluiu a receita em um livro e, assim, popularizou a maneira de produzir o prato na Itália. Porém, dois casos que deixaram o prato famoso e amado por todos foram os bares de Bolonha que, no século XX, criaram a “lasanha à bolonhesa”, como conhecemos atualmente.
O outro caso foi o do jornalista Paolo Monelli que, em seu livro de nome “O Glutão Errante”, citou a comida como um prato especial.
Como a lasanha é feita hoje em dia?
Apesar de ser parte da receita original, é feita por camadas de massa com queijos, com diferentes tipos de proteínas e molhos.
Mas, as tradicionais são feitas com queijo e carne somente, já que o tomate ainda não era conhecido pelos italianos, como supracitado.
Porém, mesmo após a descoberta do tomate pelos europeus, geralmente o queijo utilizado era o ricota e o parmesão.
Já as tradicionais lasanhas à bolonhesa, que era produzida nos bares de Bolonha e é feita em Curitiba no Restaurante Tortuga, utiliza o queijo parmigiano reggiano e tem a inclusão de molho.
O molho mais tradicional é o bechamel, mas também é adaptado para usar o molho de tomate e molho branco.
Porém, algumas dessas diferenças que encontramos hoje em dia, já são adaptadas de receitas originais. Afinal, a lasanha se modificou e se adaptou para cada região nova onde chegava.
Aqui no Restaurante Tortuga é possível que você experimente cinco opções de lasanhas que são tradicionais no mundo todo, mas tem o nosso toque especial para conseguir encantar você e garantir que você está comendo a melhor lasanha em Curitiba.
Então, onde comer lasanha em Curitiba?
Se você ainda não sabe onde comer a melhor lasanha de Curitiba, chegou a hora de nossa dica para você.
Aqui no Restaurante Tortuga você tem cinco opções de lasanhas:
- molho quatro queijos: essa lasanha é feita com queijo mussarela ao molho quatro queijos, sendo eles catupiry, gorgonzola, parmesão e provolone.
- frango: essa lasanha é feita com queijo mussarela, frango desfiado ao molho branco ou molho ao sugo, você pode escolher.
- molho branco: essa lasanha é feita com queijo mussarela e presunto ao molho branco.
- molho bolonhesa: essa lasanha é feita com mussarela e carne moída no molho sugo.
- molho ao sugo: essa lasanha é feita com queijo mussarela e presunto ao molho sugo.
Assim, você terá opções para comer e escolher o melhor para seu paladar, para animar um domingo no almoço ou até mesmo esquentar um sábado à noite.
Outro motivo para você escolher o Restaurante Tortuga para comer lasanha em Curitiba é o ambiente que temos aqui. Com um visual diferente do comum, a gente está preparado para te apresentar a vista mais linda em nosso deck externo.
Aproveite também para conhecer nossa grande carta de vinhos e combinar um dos pratos mais tradicionais da história da humanidade com os melhores vinhos disponíveis.
Então venha já para o Restaurante Tortuga, localizado no bairro Mercês em Curitiba e aproveite o melhor de Curitiba.
Veja mais: