Lasanha

Onde comer lasanha em Curitiba

agosto 26th, 2022 Posted by Blog 0 thoughts on “Onde comer lasanha em Curitiba”

Se você está com vontade de comer uma lasanha em Curitiba e não sabe onde ir, a melhor sugestão é o Restaurante Tortuga. Em seu cardápio traz uma variedade de tipos e sabores, que agradam todos os gostos.

Mas você sabe onde e como surgiu esse prato delicioso? Continue lendo esse artigo e descubra várias curiosidades sobre a lasanha.


Conheça a história da lasanha



A lasanha é uma palavra derivada do grego, “lasanon”, que significa pote de quatro. Esse termo já era utilizado pelos romanos “lasanun”, que traduzido quer dizer “pote de cozinhar”. Então, os italianos deram esse nome para o prato onde era feita a lasanha.

Mas quem acredita que a lasanha seja um prato italiano, pode não estar tão correto assim.

Acredita-se que existam evidências de que na corte do Rei Ricardo II, na Inglaterra, no século XIV, existia um prato chamado loseyns e teve a sua receita publicada no primeiro livro de receitas da Inglaterra, o The Forme of Cury.

Na época o prato era feito com massa de cereal, um caldo de especiarias e queijo ralado e sem nenhum tipo de carne.

Mesmo assim, alguns historiadores dizem até que, nessa época, acabou se criando uma crise diplomática entre a Grã-Bretanha e a Itália. A Inglaterra reivindicava a invenção da lasanha, por causa do livro que foi publicado e a Itália não aceitava, pois acreditava que eles eram os criadores da receita.

Por outro lado na Itália as massas, isso inclui a lasanha, são os pratos favoritos e mais pedidos. Os italianos afirmam que a melhor versão é aquela preparada com massa caseira, usando apenas farinha e ovos.

O prato também traz um toque americano na sua receita. Assim como as batatas, pimentões e berinjelas, os tomates não eram encontrados na Europa. A primeira receita italiana de milho de tomate aparece em um livro de Nápoles em 1692.

Então, a combinação entre a lasanha e o molho vermelho só surgiu depois que Cristóvão Colombo descobriu a América.


A lasanha no Brasil

Com tudo, o prato sofreu diversas modificações ao longo dos anos e chegou ao Brasil no fim do século XIX, junto com os imigrantes italianos. Os brasileiros continuaram a mudar o prato tradicional adicionando seus próprios ingredientes e dando a sua cara para ele.

Ao longo dos anos foram sendo adicionados ou eliminados ingredientes tradicionais, mudando um pouco o sabor e o adaptando.

Por isso, muitos pratos são considerados “baseados na cozinha italiana” e não são especificamente pratos italianos. Devido a evolução e modificação de alguns, como a lasanha, por exemplo.

Eles têm a receita base igual a original e vai diversificando e ficando com a cara de cada região.

 

Mais algumas curiosidades sobre a lasanha

 

Dentro da história da lasanha, ainda surgem diversas curiosidades. Vamos contar algumas:

* De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, a maior lasanha do mundo foi criada em 2012 na cidade de Wieliczka, na Polônia. Foram mais de 5 mil pessoas que se uniram e prepararam uma lasanha de 25 metros de comprimento e 2,5 metros de altura.

Ela foi feita com 800 kg de carne moída, 500 litros de molho de tomate, 2,500 kg de massa e 400 kg de muçarela.

* A lasanha tem dois fãs muito conhecidos pela cultura pop: o gato Garfield e o músico Weird Al-Yankovic. O Garfield é apaixonado por lasanha e só consegue resolver seu problema de mau humor nas segundas-feiras depois de comer uma suculenta e gostosa lasanha.

Já o músico Weird fez uma paródia da música “La Bamba”, da banda Los Lobos, que se chama “Lasagna”.


Como comer e servir a lasanha


A lasanha é um prato muito versátil e fácil de fazer, agradar e servir. Ela pode ser preparada no início do dia e assada a noite, por exemplo.

Uma boa dica é prepará-la e depois colocar no congelador, deixando para fazer o descongelamento e assar na hora que for servir.

Só para exemplificar, você pode montar sua lasanha de diversas formas, de acordo com o seu gosto e paladar, inclusive em versões veganas.

 

Que tipo de acompanhamento a lasanha combina


Os italianos geralmente comem a lasanha sem acompanhamento, mas alguns mais leves combinam com essa delícia, como por exemplo:


* Salada verde – ela sempre combina bem com a maioria dos pratos. Nesse caso, folhas de rúcula, alface e agrião são uma ótima sugestão e combinam muito bem com lasanha.

* Mix de legumes – além das folhas, você pode usar outros legumes como cenoura, repolho, tomates e alguma fruta, como manga, abacaxi ou morango para dar uma refrescância.

* Ratatouille – feito com berinjela, abobrinhas cortadas em rodelas, tomate, pimentões e temperados com alha, sal, molho de tomates e especiais de sua preferência. Esse acompanhamento vai dar um toque francês, no seu prato italiano, uma verdadeira mistura de sabores.

* Cenouras com mel – ao invés de fazer um mix de legumes, você pode escolher um só e fazer uma receita diferente para acompanhar sua lasanha. A cenoura salteada no mel é uma ótima opção, pois mistura um sabor mais adocicado e combina muito com uma lasanha à bolonhesa, por exemplo.

* Cogumelos – você pode fazer um refogado de cogumelos na manteiga com molho shoyo para acompanhar sua lasanha.

* Risoto – muitas pessoas não gostam de servir e nem comer a lasanha com arroz, mas um risoto de alho-poró, pode ser um ótimo acompanhamento.


Que tipo de bebida a lasanha combina

Sempre que pensamos em lasanha, a bebida que nos vem à mente é o vinho. Mas qual tipo de vinho pode harmonizar com a sua lasanha preferida?

* Lasanha com molho de queijos – levando em conta a receita tradicional dessa versão, a indicação é por aqueles com uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

* Lasanha Bolonhesa – como é uma versão um pouco mais robusta, ela combina com vinhos encorpados. A sugestão fica com os Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec, Tannat ou Sagrantino.

* Lasanha ao Sugo – esse tipo de lasanha é considerado um pouco mais leve, por isso os vinhos menos vigorosos irão combinar mais. Opte por uvas como Zinfandel, Carmenère, Tempranillo, Sangiovese, Grenache e Merlot.

 

Enfim, a carta de vinhos do Tortuga traz vários rótulos nacionais e importados para você ter uma experiência perfeita na hora de saborear as lasanhas do cardápio.

Não deixe de pedir para os garçons a carta de vinhos.

Para os amantes da cerveja, não fique pensando que cerveja não combina com lasanha, porque combina sim.

Experimente esse prato com cervejas Amber, Lager, Belgian e Pale Ale.

 

Onde comer lasanhas em Curitiba: cardápio do Tortuga

O Restaurante Tortuga traz um cardápio com as principais, mais conhecidas e deliciosas lasanhas de Curitiba. Confira!

1 – Lasanha com Molho de quatro queijos – preparada com queijo muçarela ao molho de quatro queijos.

2 – Frango – feita com a base de queijo muçarela e frango desfiado. O molho pode ser ao sugo ou branco, depende do seu gosto.

3 – Ao molho branco – recheada com queijo muçarela e presunto ao molho branco.

4 – Ao molho bolonhesa – feita com queijo muçarela e carne moída.

5 – Ao molho sugo – preparada com queijo muçarela e presunto.

 

Veja também:

Onde comer mignon em Curitiba

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *