Onde comer após o passeio da Linha Turismo em Curitiba?

março 24th, 2023 Posted by Blog 0 thoughts on “Onde comer após o passeio da Linha Turismo em Curitiba?”

Em Curitiba existe uma linha de ônibus que é conhecida como Linha Turismo. Esse passeio visita todos os principais pontos turísticos da capital paranaense. Mas, você sabe onde comer após esse passeio?

Com roteiro definido e acontecendo todos os dias, de terça a domingo, você pode conhecer os pontos turísticos de Curitiba sem problemas.

Desse modo, é muito comum que as pessoas aproveitem o passeio para conhecer mais a cidade, quando possuem tempo para isso.

Assim, é uma ótima opção para os visitantes, ou moradores, que querem conhecer a cidade sem precisar enfrentar o trânsito de carro.

Então, se você pretende conhecer mais sobre esse incrível passeio que a cidade de Curitiba oferece e, também pretende saber onde comer o melhor da culinária de Curitiba após o passeio, esse artigo é para você.

O que é a Linha Turismo?

Bem, como o nome indica, a Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, mantida pelo setor que comanda a mobilidade de Curitiba, a URBS (Urbanização de Curitiba).

Com um itinerário que dura cerca de três horas, o passeio envolve 48 quilômetros da cidade de Curitiba e apresenta 26 pontos turísticos de Curitiba. 

E esses 26 pontos turísticos são conhecidos já pelo embarque, que começa na Rua 24 Horas, no centro de Curitiba. E, apesar do itinerário da Linha Turismo começar neste ponto, você pode embarcar nela em qualquer um dos pontos – que serão citados mais para frente no texto.

Assim, é comum dizer que a Linha Turismo de Curitiba é, por si, um grande ponto turístico itinerante da cidade.

Então, nada melhor que aproveitar essa linha especial de ônibus e conhecer a cidade no double decker (ou ônibus de dois andares).

A linha possui um ônibus a cada 30 minutos, e percorre todos os 48 quilômetros enquanto funciona, sendo que as pessoas podem trocar de ônibus e alongar sua visita no seu ponto turístico favorito.

Contudo, é sempre bom lembrar que a vista do passeio pode ser mais bonita quando você embarcar na parte superior do ônibus que, como se é de imaginar, é um ônibus panorâmico e, por isso, não possui teto. 

Esse pode ser o melhor método de conhecer a cidade de Curitiba por inteiro, indo somente aos pontos turísticos.

Os 26 pontos apresentados pela cidade se dividem em praças, bosques, parques, ruas, teatros e museus.

O passeio custa R$ 50 e pode ser pago em dinheiro ou cartão, sendo que após a compra, o turista pode embarcar quantas vezes quiser no prazo de 24 horas. Assim, a comodidade de poder visitar os pontos em qualquer um dos horários da linha permite que as pessoas aproveitem para estender as visitas nos pontos.

Por onde a Linha Turismo passa?

Como supracitado, são 26 atrações turísticas diferentes. Entre elas temos parques, teatros, bosques, ruas, museus e teatros.

Essa rota foi pensada para abrigar a maior parte da cidade e, por isso, demora três horas para ser realizada.

Então, conheça a linha agora:

Rua 24 Horas

A Rua 24 Horas é o início do trajeto. Restaurada, ela ostenta uma arquitetura única e com um relógio para marcar todas as horas do dia. Como o nome sugere, a Rua 24 Horas é conhecida por funcionar durante o dia todo.

Praça Rui Barbosa

Criada em 1913, a Praça Rui Barbosa é a segunda parada da Linha Turismo. Localizada no centro de Curitiba, a praça é um bom espaço de lazer e tem diversos prédios históricos em volta, como o Mercado Central, a Santa Casa e a Igreja Bom Jesus.

Museu Ferroviário

Construído na antiga Estação da cidade, o prédio é anexado ao Shopping Estação, além do Teatro de Bonecos Dr. Botica.

Teatro Paiol

Construído em 1906, o Teatro Paiol foi transformado por Vinícius de Moraes desse modo após o antigo paiol de pólvora ser reciclado para se tornar um teatro de arena em 1971.

Jardim Botânico

Um dos principais cartões postais de Curitiba, o Jardim Botânico foi inaugurado em 1991. O complexo abriga um Museu Botânico, além de diversas espécies diferentes de plantas e animais 

Rodoferroviária e Mercado Municipal

A Rodoferroviária de Curitiba foi inaugurada em 1972 e marca uma nova era nos terminais de transportes no Brasil, devido à sua arquitetura.

Já o Mercado Municipal é um tradicional ponto para compra de iguarias do mundo todo.

Teatro Guaíra

Localizado na Praça Santos Andrade, o Teatro Guaíra é um dos maiores teatros da América Latina.

Paço da Liberdade

Restaurado recentemente, o Paço da Liberdade foi sede do governo municipal. A maior característica do ponto é o fato dele ser o único patrimônio de Curitiba tombado nas três esferas: municipal, estadual e federal. Atualmente é casa de um centro cultural.

Passeio Público e Memorial Árabe

O Passeio Público é uma homenagem aos povos do deserto. Já foi a casa do primeiro zoológico de Curitiba.

Centro Cívico

Sede dos Poderes do Estado do Paraná, foi implementado em 1953, no centenário da emancipação do estado.

Bosque do Papa e Memorial Polonês

Memorial da imigração polonesa. Criado em 1980, é composto por sete casas feitas em troncos encaixados. Foi inaugurado após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Museu Oscar Niemeyer

Maior e mais moderno museu do Brasil. Foi projetado por Oscar Niemeyer, recebe o apelido de “Museu do Olho” por ser formato.

Bosque Alemão

Outra homenagem aos imigrantes europeus. O Bosque Alemão tem como destaque a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o oratório Bach e a Torre dos Filósofos

UNILIVRE

A primeira universidade criada para estudar o desenvolvimento com preservação ambiental.

Parque São Lourenço

Com um lago cercado por mata nativa, o Parque São Lourenço era uma antiga fábrica de cola que, atualmente, dá lugar ao Centro de Criatividade de Curitiba.

Ópera de Arame

Fazendo parte do Complexo da Pedreira, a Ópera de Arame é um lugar integrado à natureza. Construída em estrutura tubular, ela é famosa por receber shows e espetáculos.

Parque Tanguá

Construído no lugar de uma antiga pedreira, o Parque Tanguá é um exemplo de reaproveitamento de espaço urbano em Curitiba.

Parque Tingui

O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios da nação Guarani.

Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano está localizado no Parque Tingui, e é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia.

Portal Italiano

O Portal italiano sinaliza a entrada do bairro de Santa Felicidade.

Santa Felicidade

Bairro de Curitiba colonizado por imigrantes italianos.

Parque Barigui

Implantado em 1972, é um dos maiores da cidade, sendo refúgio de diversos animais nativos e migratórios. 

Torre Panorâmica

Única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação. Com 109,5 metros de altura, o mirante oferece uma vista de 360º da cidade.

Setor Histórico

O Setor Histórico é lar do Largo da Ordem, além das ruínas Igreja de São Francisco de Paula, a Fonte da Memória a Fundação Cultural de Curitiba, Relógio das Flores e diversos casarões. Além disso, no domingo acontece a Feirinha do Largo da Ordem.

Praça Tiradentes

Marco zero da cidade, abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Rua das Flores

Trecho da principal rua de Curitiba, foi o primeiro calçadão para pedestres do país e um dos marcos da revolução cultural da cidade.

Mas, onde comer após esse passeio?

Bem, durante você pode descer na Torre Panorâmica, Setor Histórico ou Praça Tiradentes e visitar o Restaurante Tortuga, já que eles são os mais próximos da nossa casa, no Bairro Mercês.

Com diversos pratos que se dividem em carne bovina, carne de frango, massas e caldos, o Restaurante Tortuga tem mais de 30 anos de história em Curitiba.

Desse modo, você poderá aproveitar o melhor de Curitiba, juntando o passeio da Linha Turismo com a culinária do Restaurante Tortuga. Então, venha experimentar nosso Espeto de Frango Curitiba e saboreie o melhor do nosso cardápio.

 

Veja mais:

Você já conhece o mineiro com botas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *