Depois de passear por diversos pratos salgados de nosso cardápio, chegou a hora de uma sobremesa: o mineiro com botas.
Porém, você sabe a origem do prato e como ele é feito? Como o nome já indica, o prato é tipicamente brasileiro e criado em Minas Gerais.
Sendo uma das sobremesas mais comuns no estado de Minas Gerais, o prato chegou ao Paraná muito após ser criado.
E, embora não pareça, essa receita que leva apenas banana, goiabada, queijo e ovo, é uma das sobremesas mais deliciosas que você pode provar.
Então, se você ainda não sabe o que comer após os pratos principais no Restaurante Tortuga, este artigo indicará para você o melhor a se comer.
Afinal, o que é o Mineiro com Botas?
Como supracitado, o Mineiro com Botas é um prato típico do estado de Minas Gerais.
Essa deliciosa sobremesa foi criada próximo ao século XVII, quando o estado ainda era responsável por boa parte da mineração no Brasil.
Contudo, na época de sua criação, o doce não levava este nome e, ao que indica, não teria um nome comum utilizado em toda a área de Minas Gerais.
Assim, tendo apenas o nome confirmado anos depois, devido a sua história de criação.
Para quem não sabe, a sobremesa leva esse nome devido a sua origem. Quando a mineração ainda era muito forte, era comum que os homens levassem dias, semanas e até mesmo meses para voltar para casa – quando voltavam.
Assim, suas famílias recebiam os mineiros com um banquete caprichado, sempre comemorando a volta com vida dos trabalhadores, já que o trabalho era muitas vezes fatal, o que aumentava ainda mais a expectativa pela volta.
Por isso, era comum que as mulheres e os filhos esperassem o trabalhador para comemorar a sua volta, seus lucros e suas vendas.
Como a maioria das famílias não recebia dinheiro suficiente pelo trabalho, já que a realidade não era fácil e a atividade da mineração era uma atividade análoga à escravidão, com condições de trabalho e moradias precárias, o banquete era feito com comidas simples.
Então, aí entra os quatros ingredientes da nossa sobremesa de hoje: banana, goiabada, queijo e ovo.
Esses itens eram ou plantados em seus terrenos, ou trocados com vizinhos e, de certa forma, comercializados por meio do escambo.
Assim, os itens principais do estado de Minas Gerais são colocados na sobremesa, facilitando ainda mais a elaboração do prato que era usado nas comemorações para receber os trabalhadores em casa.
Por isso o prato tão saboroso e simples recebe esse nome, é uma forma de homenagear os “Mineiros com Botas” quando voltavam para casa.
E como ele se espalhou pelo Brasil?
Ainda não se sabe quando nem como, mas o Mineiro com Botas começou a ser espalhado pelo Brasil todo e, assim, chegou até as diferentes regiões brasileiras.
No Rio de Janeiro, o prato foi um sucesso e começou a ser comercializado em restaurantes muito famosos da região. Sendo integrado ao paladar carioca e, em alguns casos, até mesmo adaptado.
As adaptações têm diferentes vertentes e adições de sabores. Essas adições podem ser de doce de leite, leite condensado, e até mesmo retirar a goiabada e adicionar sorvete de creme.
Por esse motivo, não é incomum que você veja diferentes receitas para esse saboroso prato.
Assim, a popularização do Mineiro com Botas no Brasil é consequência do êxodo rural e, também, das adaptações que o prato passou.
Então, se você já saboreou esse prato em uma de suas diferentes adaptações, saiba que não é só esse o modo em que você pode encontrar ele. Com diferentes sabores e sendo aproveitado em diferentes ocasiões, o Mineiro com Botas é um patrimônio brasileiro.
E como ele é feito no Restaurante Tortuga?
O nosso Mineiro com Botas é feito de uma maneira muito especial aqui no Restaurante Tortuga.
Primeiramente, nossa banana é à milanesa e flambada na cachaça, dando ainda mais um leve sabor de Minas Gerais ao prato.
Além disso, todos os ingredientes são colocados em uma ordem que valoriza cada vez mais o sabor do prato. Afinal, nada pior que ir comer algo tão saboroso e algum gosto sobressair ao outro.
Outro ponto que dá um gostinho especial ao Mineiro com Botas do Restaurante Tortuga é a escolha de seu queijo. O queijo prato é o queijo que era utilizado na origem de sua receita e, por isso, é o escolhido por nós.
Os ovos caipiras também são escolhidos para aproximar ainda mais a receita do nosso restaurante da receita original.
Desse modo, se você quiser experimentar o mais próximo da receita original, feita pelas famílias dos mineiros, venha já para o Restaurante Tortuga, em Curitiba.
Além disso, para finalizar o prato, é polvilhado uma quantidade de açúcar sobre o doce flambado para, assim, caramelizar de leve o Mineiro com Botas.
E o que mais posso comer no Restaurante Tortuga?
Se você deseja experimentar mais partes de nosso cardápio, o chef do Restaurante Tortuga tem algumas sugestões.
O prato de entrada que pode ser o delicioso carpaccio. Sendo finas fatias de mignon com ervas finas e alcaparras, é um prato saboroso para a entrada.
De prato principal, o mignon linguine quatro queijos é uma ótima pedida. O prato é composto por um delicioso mignon grelhado ao molho rotti com champignon, além de linguine ao molho quatro queijos gratinado.
Além disso, você pode se deliciar em nossa porção de batata frita à francesa.
E, para fazer a harmonização de todos os pratos com uma boa bebida, temos uma imensa carta de vinhos que pode ser consultada com nossos garçons. Eles estão totalmente preparados para indicar qual é o melhor para você.
Venha conhecer o Restaurante Tortuga e aproveite o melhor da gastronomia de Curitiba. Com mais de 30 anos de tradição, somos uma experiência gastronômica que todos que visitam Curitiba devem conhecer.
Veja mais: