Mel de abelhas orgânico e não filtrado, em favas, cristalizado, de espécies híbridas, líquido e com sabor especial que remete a tipos de queijos ou até mesmo flores.
Suas diferentes versões são produzidas por mais de 300 espécies de abelhas nativas apenas em nosso país.
A nova iguaria gourmet não apenas aquece a gastronomia nacional e traz benefícios à saúde, como também, mais que nunca, necessita de nossa maior atenção em relação ao seu consumo consciente.
Velhas conhecidas de nossa cultura, que permeiam até mesmo o tempo em que os índios eram os predominantes, antes da colonização dos portugueses. O produto derivado das abelhas passou de uma tradicional opção de tratamento para dores de garganta, para um rico ingrediente também na alta gastronomia.
No dia 03 de outubro foi instituído o Dia Nacional das Abelhas, que possuem importância não somente para esse mercado, como também enorme influência ecológica, devido à sua capacidade de multiplicação de espécies de plantas, árvores, bem como frutos e outros mais.
Conheça os principais benefícios propiciados pelo mel de abelhas:
Além de popularmente ser conhecido como um excelente remédio natural para a saúde da garganta, o mel ainda possui ação antimicrobiana, antioxidante e além de tudo, cicatrizante.
Você sabia disso?
E não para por aí!
Ele ainda é um poderoso remédio para o bom funcionamento do intestino, assim como para o relaxamento do corpo e a mente.
Apicultura desacelerada é a nova solução!
Diversos produtores que contam com abelhas híbridas Apis, com ferrão (o tipo mais comum na apicultura) em suas propriedades têm revisto a coleta do mel, que nos últimos anos tem sido remodelada para preservar essas ameaçadas espécies.
O ideal é que as abelhas não tenham um compromisso em fornecer mel em enormes quantidades durante todo o ano.
Ao deixar as caixas coletoras em lugares distintos e interferir o menos possível, conta-se com um excelente produto final, o qual é inesgotável.
Isso garante, além de tudo, que as pessoas possam continuar consumindo e utilizando mel em suas receitas. E que as abelhas sejam preservadas.
As mudanças na produção e comercialização do mel de abelha no Brasil
Há pouco mais de dez anos, os meles de abelhas nativas, que antes eram de conhecimento exclusivo de pequenos produtores, passaram a ser acessíveis para todas as pessoas, permitindo que esses chegassem às prateleiras de mercados em todo o país, devido à mudanças na legislação.
Apesar de uma excelente descoberta e oportunidade para a população em geral, esse momento, por outro lado, coincidiu com uma ameaça de extinção das abelhas. Tanto das Apis quanto das nativas, sendo as primeiras, responsáveis pela polinização de 70% de todos os outros produtos que consumimos.
A segunda é responsável pela preservação e reconstituição da mata brasileira.
O crescimento da monocultura e utilização de agrotóxicos em plantações, por sua vez, já ocasionou a extinção de inúmeras colmeias.
Muito além da produção do mel de abelhas, isso pode afetar lavouras, pomares e ainda florestas, ponto todas essas em risco. Se levado em conta, por exemplo a enorme importância que as diferentes abelhas possuem na manutenção das mesmas.
Alimentos comuns em nossa mesa como: pinhão, muito consumido no sul, açaí, de consumo geral no país e frutas típicas brasileiras podem estar ameaçadas!
Por isso se dá a grande importância de se preservar com maior cuidado todas as diversidades de abelhas.
Na gastronomia
Na gastronomia, os variados meles são utilizados no incremento de receitas doces e, quem diria, também salgadas.
Nos pratos salgados, geralmente, os meles de nativas (sem ferrão), trazem resultados melhores ao paladar, por não serem tão doces quanto de Apis, por exemplificação, além de terem também uma acidez mais elevada.
Em resumo
Esse rico ingrediente apreciado por grande parte da população em nossa cultura e assim como outras, deve ser cuidado e utilizado sempre com sabedoria, priorizando o bem estar das abelhas e, em consequência, o nosso.
Aqui no Restaurante Tortuga, os ingredientes são selecionados um a um e possuem excelente procedência.
Ao desejar apreciar um delicioso prato acompanhado desse fabuloso ingrediente, venha até nosso espaço!
E lembre-se sempre de fazer a sua parte para contribuir com um consumo mais consciente e um mundo muito melhor a todos. Dando sempre preferência a estabelecimentos que promovam o mesmo!
Veja também: O que são as PANCS e qual é sua importância para nossa alimentação