Existem várias opções de preparo, finalizações e tipos de carne, e cabe ao cozinheiro responsável a tarefa de acertar o ponto de cozimento, para entregar um prato delicioso e suculento.
Seja para quem quer preparar a peça na frigideira ou na churrasqueira, saber o ponto é sempre um desafio. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te mostrar como saber o ponto da carne e alcançar todos eles com maestria. Então confira!
Quais são os principais pontos da carne:
Existem três principais pontos: bem passado, ao ponto ou mal passado, cada um deles possui um sabor, textura e suculência específicos.
Através da experiência algumas pessoas conseguem identificar o ponto facilmente, mas se você tiver muita dificuldade, já existem no mercado termômetros específicos para verificar a temperatura interna do corte
Além disso, outra maneira de identificar o ponto, é comparar a consistência da peça com a região lateral da sua mão. Para isso, junte o polegar com o dedo indicador e pressione com a outra mão. Em seguida, repita o processo com os dedos anelar e mindinho.
Para identificar o ponto:
- A junção entre o polegar e o indicador é similar à textura da carne mal passada;
- O polegar e o anelar remetem à carne ao ponto;
- O ponto bem passado pode ser simulado ao pressionar a área entre o polegar e o mindinho.
Carne bem passado:
Este é o ponto que é considerado o mais difícil a se chegar, pois um corte assado demais pode perder completamente o sabor. Nesse caso o toque da carne é um pouco mais rígido, não há liberação de suco e as extremidades e os centros são marrons.
Dica: Para o ponto bem passado, sele a peça e deixe em fogo alto, posteriormente vá diminuindo a temperatura e cozinhando cada lado da peça por aproximadamente 10 minutos. A temperatura para preparo desse ponto deve variar entre 60ºC e 65ºC.
Carne ao ponto:
Esse ponto costuma ser o preferido da maioria das pessoas e também uma boa opção quando não se sabe a preferência do convidado.
A carne ao ponto é mais firme que a mal passada com uma faixa rosada no centro e bordas tostadas com suco.
Dica: Para chegar neste resultado, cozinhe a peça de seis a sete minutos para cada lado. A temperatura da carne ao ponto deve variar entre 60ºC e 65ºC.
Mal passado:
O ponto mal passado é aquele que a carne fica macia e avermelhada por dentro e levemente dourado por fora.
Dica: Para carne mal passada perfeita asse-a selada por quatro a cinco minutos em temperatura entre 50ºC e 55ºC.
Como saber o ponto da carne é uma questão que tende a ficar mais simples com o tempo. Que tal colocar os conhecimentos adquiridos em prática? Então mão na massa e bom apetite !
Curtiu esse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também:
Degustação de azeites: aprenda a combinar os sabores e pratos
Pontos da carne: qual a diferença entre eles e como escolher