Macarrão

Dia internacional do macarrão: onde comer um delicioso em Curitiba

outubro 21st, 2022 Posted by Blog 0 thoughts on “Dia internacional do macarrão: onde comer um delicioso em Curitiba”

Dia internacional do macarrão é comemorado no dia 25 de outubro em todo o mundo. Nada melhor do que comer um macarrão especial para comemorar, não é mesmo?

No Restaurante Tortuga você tem um cardápio bem variado dessa especiaria, que já é considerada um dos pratos mais amado dos sete mares.


Como surgiu o macarrão


A origem desse prato ninguém sabe ao certo onde foi. Desde o início de sua história, muitos povos foram envolvidos, desde os sírios, babilônios e até mesmo os chineses.

A primeira referência de macarrão cozido está no Talmud de Jerusalém, livro que traz as leis judaicas do século V a.C. O itriyah era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.

Os historiadores pregam a versão onde os árabes levaram a massa à Scicilia no século 9, quando eles conquistaram a ilha. Mas, na versão mais conhecida, o macarrão teria chegado ao ocidente por Marco Polo, mercador de Veneza que visitou a China no século XIII.

Independente de qualquer origem, os italianos são os maiores consumidores e divulgadores do macarrão no mundo todo. Eles já inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos para a especiaria.


A origem do macarrão

A origem da palavra macarrão é macaronis, derivada do verbo maccari, palavra vinda de um antigo dialeto da Sicília que o significado é “achatar”.

Um livro de culinária publicado em 1475 na Itália, trazia a informação que a massa deveria ser cozida pelo tempo de três “Padre Nossos”, deixando claro que a aparição do prato era somente para os ricos.

Essa situação durou cerca de 200 anos, pois em Nápoles, no final do século XVII, as massas passaram a ser o principal prato nas mesas da plebe.


Ao longo da história

Durante muitos anos o macarrão foi uma receita tipicamente caseira. Mas com o passar dos anos ele começou a ser industrializado. Com isso, a receita foi mudando, tanto no tempero, quanto na forma de cozimento.

No Brasil, foram os imigrantes italianos que trouxeram a receita para a região sul no século XIX. O prato fez muito sucesso por aqui, por se tratar de uma receita barata e de fácil preparo.

Hoje, de acordo com a Organização Internacional do Macarrão (IPO), existem mais de 600 formatos de macarrão com os mais variados molhos. Entre os mais conhecidos estão:
– Massas longas – espaguete, linguini, tagliatelle e talharim;
– Para sopas – letras, pevides e aletria;
– Massas curtas – fusilli, farfalle, búzio, penne e gnocchi;
– Para rechear – lasanha, canelone e ravioli;
– Recheadas – tortellini, agnolotti;

Outro dado importante divulgado pelo IPO é que, em 2019, foram quase 16 milhões de toneladas de macarrão produzidas no mundo inteiro. Os maiores fabricantes são os europeus, com 31% do total. A América do sul ficou responsável por 19% desse número.

Curiosidades sobre o macarrão

Existem muitas curiosidades que rondam o prato. Algumas que são verdade, outras que são mitos. Vamos conhecer algumas para poder comentar com os amigos no dia do macarrão. Confira:

– Italiano é o povo que mais come macarrão, mas o prato pode não ser originado lá.
– A primeira máquina de macarrão comprada nos Estados Unidos foi por Thomas Jefferson em 1789, depois disso, ele inventou o seu próprio aparelho.
– A variedade de formato de macarrão foi feita para que ele possa se adequar aos diversos tipos de molho. As formas finas e longas são acompanhadas de molhos mais líquidos e as formas mais trabalhadas para os molhos mais encorpados.

– O Museu do Macarrão fica em Roma;

– A primeira fábrica de macarrão dos Estados Unidos foi criada em 1848.

– O macarrão não é o vilão da dieta como muitas pessoas pensam. De acordo com nutricionistas, 100 gramas de macarrão têm a mesma quantidade de carboidratos que uma banana. Para evitar ganhar peso, prefiro os molhos menos calóricos.

– Qual o ponto certo do macarrão? Essa é uma grande polêmica que rodeia a especiaria. Para uns, a massa perfeita precisa estar macia e quase desmanchando na panela, para outros, ela precisa estar al dente, durinha e firme. Mas a verdade  é que cada tipo de massa deve ser feito de um jeito e ao gosto de quem vai comer. Não existem regras para isso.

 

Dia internacional do macarrão

Comemorado no mês de outubro, no dia 25, o “International Past Day” é uma festividade criada em 1995 durante o I Congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma. O evento reuniu os principais fabricantes de massa do mundo inteiro.

No Brasil, a data passou a ser comemorada em 1998 com a promoção de eventos da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) em conjunto com diversos restaurantes.

Hoje o país ocupa o terceiro lugar em consumo no mundo, com cerca de 1,30 milhões de toneladas por ano, atrás dos Estados Unidos e claro, da Itália, que vem em primeiro lugar.

 

Dica de onde comer macarrão no dia dele

No dia internacional do macarrão você não pode pedir outro prato que não seja uma deliciosa massa para comemorar.

O Restaurante Tortuga traz um cardápio bem variado da especiaria que já atrai moradores e visitantes de Curitiba pelos sete mares a fora.

No dia 25 de outubro, opte por um dos pratos do cardápio do Restaurante Tortuga, confira:

 

 

1 – Massas e lasanhas

– Molho quatro queijo – com queijo mussarela e molho à quatro queijos;
– Frango – com queijo muçarela e frango desfiado com molho branco ao ao sugo;
– Ao molho branco – com queijo mussarela e presunto;
– Ao molho sugo – com queijo mussarela e presunto;
– Bolonhesa – com queijo mussarela e carne moída;

Para saber mais sobre lasanha, clique AQUI.

2 -Panquecas

– Frango – com queijo mussarela, frango desfiado e molho sugo ou branco;
– Portuguesa – Com queijo mussarela, presunto, azeitona, cebola, ovo cozido no molho ao sugo;
– Tortuga – com queijo mussarela, tomate picado ao alho, no molho ao sugo;
– Ao molho branco – com queijo mussarela e presunto;
– Legumes – com queijo mussarela, batata, vagem, cenoura, ervilha e azeitonas;
– Ao molho sugo – com queijo mussarela e presunto;
– Bolonhesa – com queijo mussarela e carne moída;


3 – Linguine ou nhoque

– Molho quatro queijos – com queijo mussarela e molho à quatro queijos;
– Primavera – molho branco com presunto picado e ervilhas, salpicado com cheiro verde, bacon e queijo parmesão gratinado;
– Branco – com molho branco;
– Renato Ribas – na manteiga com cheiro verde;
– Bolonhesa;
– Alho e óleo;
– Ao sugo

Para saber mais sobre linguine, clique AQUI.


Restaurante Tortuga

Conhecido em Curitiba por se tratar de um restaurante temático, o restaurante Tortuga traz em seu cardápio deliciosas carnes para acompanhar sua massa.

Não perca a oportunidade de comemorar o Dia Internacional do Macarrão comendo esse prato no Restaurante Tortuga.

Clique AQUI e faça a sua reserva.


Veja também:
Onde comer em Curitiba no dia das crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *