Onde comer nhoque em Curitiba?

maio 5th, 2023 Posted by Blog 0 thoughts on “Onde comer nhoque em Curitiba?”

O gnocchi, ou nhoque como também é chamado, é um dos mais conhecidos pratos da culinária italiana. Esse prato se popularizou mundo afora e tem diversas maneiras de ser produzido – incluindo diversos molhos que podem ser adaptados. 

Segundo pesquisas recentes, relatos dizem que esse prato é a sétima iguaria mais consumida em todo o planeta, já que é tão popular que pode ser adaptado para diversas formas de serem feitas.

Além de ser popular por ser uma massa versátil, o nhoque também possui algumas lendas conhecidas, histórias que passam de geração para geração e continuam sendo passadas até os dias atuais.

O nhoque é um bolinho de massa espesso e macio tradicionalmente da culinária italiana. Na receita original,ele  é feito a partir de um mingau, usado como massa que é cortada em pequenos pedaços.

Assim, se você quer conhecer mais sobre o nhoque, como eles foram criados, como são comidos e onde comer o melhor nhoque em Curitiba, esse artigo é para você.

Qual a origem do nhoque?

Bem, o gnocchi, ou nhoque, não tem sua origem certa determinada, já que é um prato muito antigo que apareceu na Itália.

Mas, o nhoque tem uma origem no Oriente Médio, durante os tempos antigos. Isso quando os romanos começaram a explorar a área e levaram a receita para outras regiões e aplicando em sua própria cultura.

Desde sua origem, o nhoque tem variações regionais e, por isso, não se sabe ao certo qual a receita original.

Assim, a mais comum é a que aparece em Sardenha, uma ilha no largo da costa italiana, que é considerada o lar do nhoque, que mais se assemelha à receita que vem desde os tempos dos romanos: um mingau misturado com ovos.

Essa receita é a mais antiga conhecida, tendo só a implementação da batata para fazer o nhoque no século XVI, também na Itália, sendo a receita que se espalhou para toda a Europa e, após isso, para o mundo.

Porém, outra receita muito comum e original de nhoque é feita com migalhas de pão, receita que teria sido criada em Friuli, na Itália.

Ao chegar no Brasil, o nhoque foi adaptado e criado com diversas outras variações de ingredientes à massa, dando novos sabores ao nhoque. 

Assim, além do famoso nhoque de batata – que é o modo mais comum utilizado nos últimos anos – existem massas preparadas com mandioca, mandioquinha, milho verde, beterraba, espinafre e abóbora.

Além disso, não ache que você está errado em criar novas variações, podendo ser adaptado para cada região do mundo, usando os materiais que estiverem disponíveis para as massas.

Na América do Sul, além do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são países que tiveram uma grande porcentagem de italianos imigrantes e, por isso, o prato se popularizou nesses países também.

Para se ter ideia, na Argentina e no Paraguai o prato é tão comum que existe a data comemorativa de “Ñoquis del 29”. Essa data é comemorada no dia 29 de cada mês.

Molhos e variações

Bem, como supracitado, o nhoque tem diferentes modos de ser produzido, sendo introduzido diferentes comidas para gerar a massa, como mandioca, batata e espinafre.

O que pode variar também são os tipos de molhos que podem ser usados para dar ainda mais gosto a massa tão famosa.

Assim, não existe um registro correto de qual o primeiro molho a ser usado ao produzir o nhoque, mas o mais comum até hoje é o molho bolonhesa. A combinação de molho de tomate com a carne é usada na maioria dos locais.

Por isso, não se pode dizer que existe uma receita original de nhoque, devido a sua infinidade de adaptações, podendo ser usado para agradar todos os gostos possíveis.

Para se ter ideia, nos tempos atuais o nhoque foi adaptado para um modelo de fritura e tem ganhado cada vez mais espaço em restaurantes.

Assim, não é incomum que o nhoque seja uma das iguarias mais comidas em todo o mundo, já que sua adaptação é fácil e acontece de uma forma simples.

O nhoque da sorte

Você já deve ter ouvido falar da lenda do nhoque da sorte. Essa lenda é contada há alguns anos e, segundo ela, São Pantaleão, vestido de mendigo, perambulava por um vilarejo na Itália.

No dia 29 de dezembro, a fome bateu e o São Pantaleão bateu em uma casa para pedir comida. Um casal de idosos o atendeu e convidou para jantar à mesa com eles. 

Essa janta foi composta por 7 pedaços de nhoque para cada um e, ao sair da casa, o casal encontrou moedas de ouro embaixo dos pratos de moedas de ouro. Desde então, é comemorado no dia 29 de cada mês o dia do “nhoque da sorte”.

Onde comer nhoque em Curitiba?

Se após essa leitura agradável te deu vontade de comer um delicioso nhoque, saiba que o Restaurante Tortuga é a melhor opção.

Aqui você terá diversos molhos para dar ainda mais sabor ao seu prato. As opções de molhos presentes em nosso cardápio são quatro queijos, primavera, branco, bolonhesa, alho e óleo, ao sugo e Renato Ribas.

Desse modo, se você estiver procurando onde comer os melhores nhoques de Curitiba, venha já para nosso salão. Localizado na Mercês, estamos próximo do Centro da cidade e diversos outros cartões postais.

Além do nhoque, temos diversas opções de frangos e carnes, podendo somar ainda mais na sua experiência gastronômica. Outro fato que pode somar a sua experiência é a nossa vasta carta de vinhos, que pode ser consultada com qualquer um de nossos garçons.

Veja mais:

Onde comer próximo ao Museu Paranaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *