Determinação e criatividade são algumas das características que não faltam na cozinha dessas 6 grandes Chefs.
Dispostas a alcançar os mais altos patamares da gastronomia mundial, elas ainda se veem longe de receber o mesmo prestígio que renomados chefs homens.
Entretanto não pensam em desanimar e estão dispostas à provar que são tão capazes de surpreender e fazer história.
No mês da mulher, enaltecemos grandes chefs da gastronomia mundial, que assim como tantas mulheres, se empenham em seus múltiplos papéis, dando sempre o melhor dê si.
Pronto (a) para conhecê-las?
1. DANIELA SOTO-INNES
Até a chegada do Cosme em 2014, nenhum restaurante mexicano havia sido tão bem avaliado em toda a Nova York.
A jovem levou o estabelecimento ao 25º posto dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo em 2018.
Daniela Soto-Innes, de apenas 28 anos, recebeu de seu mentor, Enrique Olvera, o privilégio de tocar o restaurante. Tarefa que tem tirado de letra.
De origem mexicana, a chef é conhecida por seu entusiasmo na cozinha e simpatia com os clientes, sem dúvida uma inspiração e exemplo a ser seguido.
2. ANA ROS
Considerada uma das melhores chefs do mundo e agora ainda mais conhecida por sua participação no seriado Chef’s Table, da Netflix, Ana Ros é uma mulher de fibra, que passou por muitos desafios para chegar onde está hoje.
Forte, esquiadora e mãe de dois filhos, ela só não possui estrelas Michelin, porque não existe Guia Michelin em seu país, a Eslovênia.
Seu restaurante, Hisa Franko, está entre as montanhas de uma região governada por comunistas há décadas.
Recém-formada em relações internacionais quando assumiu a cozinha de um restaurante pela primeira vez, Ana Ros se deparou com o rompimento da relação com seu pai, que o fez como protesto devido às suas escolhas.
Ana e seu marido Valter, se viram à beira da falência inúmeras vezes antes do sucesso, em virtude de se dividirem entre o restaurante no andar de baixo e os cuidados com a criação dos filhos, no andar de cima.
Corajosa, não desistiu até se tornar quem é, um dos maiores nomes da gastronomia mundial.
3. ANNE-SOPHIE PIC
Anne-Sophie Pic é a única mulher francesa a ter três estrelas Michelin.
Com restaurante localizado em Valence, no sul da França, Anne-Sophie, bisneta de Sophie, a primeira grande chef da família, carregou consigo a enorme responsabilidade em sua profissão de manter a alta reputação dos Pics, cujo pai e avô também possuíam 3 estrelas Michelin.
Desde cedo foi arquitetando o que seria hoje um grande império, muito comparável ao de seus conterrâneos igualmente renomados Joël Robuchon e Alain Ducasse.
Ao todo, Anne conta com oito restaurantes, que vão de divertidos bistrôs a formidáveis points gastronômicos, como os La Dame de Pic de Paris e Londres.
Ela conta como braço direito e grande fã, seu marido David, que prova sempre seus lançamentos e diz ser tudo feito com o coração, pela chef.
4. HELENA RIZZO
Reconhecida no Brasil pelo Maní, que já possui mais de uma década de fama, Helena conta agora com novos projetos, os quais carrega com a mesma paixão.
A Padoca do Maní – que acaba de ganhar uma filial no Shopping Iguatemi – e o Manioca, no mesmo shopping, são alguns dos frutos que o trabalho de Helena deram nos últimos anos.
Se não bastasse tudo isso, ela ainda encontra tempo em sua agenda para o lab.maní, um programa gratuito que tem por objetivo treinar estagiários nas cozinhas do grupo.
Helena também faz participação do The Taste Brasil e foi jurada no programa The Final Table, da Netflix.
Está gostando de conhecer mais sobre a história dessas grandes mulheres e chefes renomadas da alta gastronomia mundial?
Então não deixe de acompanhar nosso post a seguir com mais dois nomes muito especiais e suas trajetórias para alcançar o sucesso que possuem hoje.
Veja também:
Molho Espagnole: aprenda a preparar de forma simples
Risoto de queijo com tomate seco: aprenda a saborosa receita
Massas x molhos: aprenda a fazer combinações perfeitas