Tomar vinho é delicioso, mas você já conhece os benefícios do vinho tinto para a saúde? A bebida mais antiga do mundo contém uma substância chamada resveratrol, um antioxidante presente na casca e na semente da uva, além de diversos polifenóis com funções antioxidantes e anti-inflamatórias.
Portanto, fique tranquilo e beba sem culpa (mas com moderação)! Aproveite o friozinho, separe a sua taça de vinho e venha conferir todos os benefícios que a bebida pode trazer para você!
Vinho tinto faz bem à saúde do coração
É comprovado: uma taça de vinho por dia é capaz de ajudar na circulação do sangue. De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine o resveratrol estimula a produção endotelial de óxido nítrico, reduz o estresse oxidativo, inibe a inflamação vascular e previne a agregação plaquetária.
O resveratrol também protege o coração de possíveis lesões, reduz a pressão sanguínea e a hipertrofia cardíaca e retarda a progressão da aterosclerose.
Previne contra câncer
O vinho pode ajudar na prevenção de inúmeras doenças e o câncer é uma delas. Somente no Brasil, o número de pessoas que vivem com câncer atualmente é de 1.500.000 pessoas, de acordo com o Real Instituto de Oncologia e Hematologia
E o resveratrol, substância encontrada no vinho, possui propriedades anticâncer capazes de prevenir o início da doença e ainda ajudar a tratar a resistência das células cancerosas ao tratamento.
Aumenta a libido
Se você acha que os benefícios do vinho tinto acabam por aí, nós temos um segredinho para você: a bebida também é um ótimo afrodisíaco. As notas aromáticas do vinho podem despertar sensualidade e excitação e até a atração física, variando de acordo com as especiarias utilizadas.
Além disso, o Instituto Nacional de Saúde Pública da Finlândia descobriu que o vinho aumenta a concentração de hormônios na corrente sanguínea. Essa liberação gera um aumento da libido em homens e mulheres. Agora já vai ficar mais fácil decidir a bebida daquele encontro com o crush, certo?
Faz bem para a pele
Ainda não está convencido dos benefícios dessa bebida maravilhosa, que já vem espalhando sua fama no mundo desde o Império Romano? Então, trouxemos mais um benefício que vai te convencer!
O resveratrol contido na bebida retarda a produção de radicais livres. Juntamente com os polifenóis, eles atuam na microcirculação sanguínea e na hidratação do tecido epitelial, preservando a pele, retardando o aparecimento das rugas e rejuvenescendo a pele dos bons tomadores de vinho.
Podemos citar ainda o benefício do vinho para a memória e para a mente, combater a obesidade, retardar o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer, diminuir o índice de depressão e até prevenir o aparecimento de cáries. Mas como são muitas vantagens, vamos deixar este assunto para um próximo tópico.
E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios do vinho tinto na sua rotina diária? Lembrando que é importante consumir a bebida sempre com moderação e evitar exageros. O recomendado pelos especialistas é de, no máximo, uma taça por dia.
Aproveite e confira nosso texto sobre a harmonização do vinho com a carne e torne a sua noite ainda mais gostosa!