A data de 05 de setembro foi instituída como Dia da Amazônia, maior floresta mundial, sendo cerca de 60% dela localizada em território brasileiro, o que a torna muito importante para o nosso país, inclusive pela sua diversidade de espécies da fauna e flora.
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a culinária dessa região, que contempla uma das mais exóticas do Brasil.
Quando falamos da gastronomia amazonense, somos levados diretamente à cultura indígena, a qual a influencia diretamente.
Devido à grande presença de água na região, uma variedade de peixes é bastante presente em seus pratos.
Frutas comuns na região tais como buriti, patauá, pitomba, cupuaçu, graviola, tucumã, taperebá, pupunha, araçá-boi, biribá, sábio, bacaba, açaí, e o conhecido guaraná da Amazônia, além da farinha da mandioca e o tucupi (um líquido de sabor forte produzido a partir da mandioca) também são alguns dos ingredientes muito utilizados nas receitas amazonenses.
Pensando nisso, preparamos hoje uma lista com alguns dos principais e mais consumidos pratos, quando se fala na cultura da região do Amazonas, para que você possa conhecer esses ilustres e saborosos preparos. Acompanhe:
Caldo de tambaqui
Os peixes mais comuns da região são parte do preparo do caldo de tambaqui, um caldo que leva tucupi, pimenta, sal, ervas locais, como é o caso do jambu que agrega inúmeros benefícios à saúde, além de um leve toque de limão, que garante o equilíbrio e acidez ideais da iguaria.
Caldeirada de peixe
Se você conhece ao menos um pouquinho sobre a culinária amazonense, já deve ter observado a grande presença dos peixes em suas receitas, é o exemplo da caldeira de peixe, receita popular na região que baseia-se em um ensopado com pescados.
Seu preparo pode levar diversos tipos de peixes, como tucunaré e tambaqui, sempre temperados com ervas da região.
Normalmente, essas receitas cozidas são servidas juntamente com um pirão.
Tapioca de tucumã
A tapioca é um prato popular nas regiões norte e nordeste do país. No Amazonas é costumeiro encontrar essa receita com uma pequena variação que a torna ainda mais especial.
Trata-se do tucumã, fruta típica da região consumida como recheio da tapioca junto de queijo coalho.
X-caboquinho, estrela chave no café da manhã dos moradores da região da Amazônia
O x-caboquinho é um sanduíche muito presente no desjejum dos amazonenses. Dificilmente você visitará a região e não provará ou ainda verá moradores do estado consumindo o sanduíche pela manhã.
O prato leva pão francês, o tradicional tucumã e queijo coalho.
Gostou dessa seleção?
Que preparos mais você acrescentaria aqui que as pessoas precisam conhecer e provar da região do Amazonas?
Compartilhe conosco nos comentários!
Veja também:
Queijos e Vinhos: Aprenda como harmonizá-los de forma simples com nossas dicas especiais
Berinjela à parmegiana: aprenda receita fácil e saborosa do prato