Onde comer próximo ao Parque Barigui

janeiro 27th, 2023 Posted by Blog 0 thoughts on “Onde comer próximo ao Parque Barigui”

Você já conhece a melhor opção para comer próximo ao Parque Barigui, em Curitiba? Localizado na entrada da cidade para quem vem pela BR-277, o Parque Municipal Barigui de Curitiba é um dos cartões postais da cidade.

O Parque Barigui é um dos mais conhecidos parques do Paraná e, provavelmente, o mais visitado de Curitiba.

Com mais de 1 milhão e 400 mil metros quadrados – ou 140 hectares -, ele está localizado em quatro bairros ao mesmo tempo: Bigorrilho, Santo Inácio, Cascatinha e Mercês – que também é o bairro do Restaurante Tortuga. 

Então, se você quer dar uma passeio ao ar livre em Curitiba e conhecer um dos maiores parques do Paraná, sendo o maior de Curitiba, este artigo é para você.

Sobre o Parque Barigui

Bem, como supracitado, o Parque Barigui é um parque localizado em Curitiba, com mais de 1 milhão e 400 mil metros quadrados – ou 140 hectares, localizado logo na entrada da cidade para quem vem pela BR-277.

Em 1972, o Parque Barigui foi implantado no coração de Curitiba e, desde então, tem sido um grande atrativo para a cidade. Porém, sua criação foi homologada em 1994.

O Parque Barigui tem diversas opções de lazer. Desde os tradicionais parques infantis até um complexo de eventos.

Desse modo, ao ir até o Parque Barigui, seu passeio pode ter mais de uma opção, e por esse motivo, você sempre terá algo a fazer no local.

Apesar do parque ficar em uma área central de Curitiba, ele possui uma grande fauna diversificada, tendo mais de 15 espécies diferentes aparecendo no cotidiano do parque. Sendo que as capivaras são os animais mais comuns de serem vistos pelos visitantes.

Em outros tempos, era comum ser visto um jacaré (ou dois) em uma parte mais banhada do Parque Barigui. Porém, desde 2017 não se tem mais avistamento dos animais pela região do Parque Barigui.

Outra opção de lazer no Parque Barigui é sua grande flora. Como em todo o estado do Paraná, é possível ver muitas araucárias, árvore nativa da região. Além da araucária, o parque possui mais de outras 20 diversidades de árvores, plantas e flores. Desde os coloridos ipês até mesmo as jabuticabeiras.

Algumas pessoas não sabem, mas o Parque Barigui também é lar de um Jardim de Mel. Nesse caso, cinco colmeias suspensas são abrigos de abelhas nativas e sociais – rainha, zangões e operárias – sem ferrão. 

Esporte no Parque Barigui

O parque ainda conta com três pistas de caminhada, com diferentes extensões, que circulam o lago principal, onde pessoas se exercitam de diversas formas, já que bicicletas, patins e skates também são usados.

Agora, se você quer ser um pouco mais radical, o parque conta com uma área para slackline e. A prática deste esporte é feita somente nesta área.

Outro ponto esportivo do Parque são as academias ao ar livre, academia de ginástica e uma academia com conjuntos de barras em aço inox e troncos. 

Além disso, o Parque Barigui conta com algumas canchas esportivas, sendo duas de futebol de areia, uma de footsack – espécie de vôlei com futebol -, duas de vôlei de areia e uma quadra poliesportiva. 

Se você é uma das pessoas que se interessam por aeromodelos, o Parque também possui uma pista de aeromodelismo.

Cultura no Parque

O Parque Barigui também é o lar de áreas culturais da cidade de Curitiba. Tendo um Pavilhão de Exposições com mais de 7 mil e 500 metros quadrados, ele tem estrutura para receber exposições, convenções e feiras. 

Além disso, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam – uma biblioteca municipal – está localizada no Parque. Com entrada no estacionamento do Parque, a Casa da Leitura possui em seu acervo centenas de livros de literatura e poesia, todos de autores nacionais e regionais. Para ter acesso a Casa da Leitura basta visitar o local.

Do outro lado do Parque, é possível visitar o Museu do Automóvel. Apesar do Museu estar no Parque, ele é particular e é cobrado um valor para visitar. Com mais de 150 modelos de carros antigos e raros, eles são todos expostos por revezamento no local.

Outro local que pode ser visitado no Parque Barigui é o Jardinete Nicolau Klüpel. Esse é um espaço conjunto com a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüpel. Ambos os espaços levam o nome do engenheiro que foi o pioneiro no uso dos lagos para evitar enchentes .

Com isso, a Central Geradora Hidrelétrica juntamente do Jardinete são uma forma de produzir energia, além de deixar uma área do Parque sempre na contenção de enchentes, que ocorrem ocasionalmente em Curitiba.

Onde comer próximo ao Parque Barigui

Bem, após o passeio no Parque, provavelmente você estará com fome. Aberto de terça a sábado para almoço e janta e aos domingos apenas para o almoço, o Restaurante Tortuga está a menos de 10 minutos de carro do Parque Barigui.

Com um vasto cardápio, indo do frango às massas, o Restaurante Tortuga está preparado para receber qualquer pessoa. 

Ou seja, indiferente da sua vontade do dia, você terá um prato maravilhoso esperando. 

Agora, se você precisar de algumas dicas para o pedido, peça o provolone ao forno com orégano ou calabresa ao forno para a entrada.

Com diversas opções de massas, como lasanhas, panquecas e linguines, você tem a opção de comer diversos tipos de massas diferentes.

Mas, se sua vontade for comer carnes no prato principal, você pode apostar em uma de nossas diversas opções de mignon ou de frango, sendo que o Frango Curitiba é nossa criação mais famosa.

Além disso, a imensa carta de vinhos é uma boa pedida para você aproveitar e relaxar após o passeio.

Outro motivo para frequentar o Restaurante Tortuga é nossa área kids, totalmente preparada para receber seus filhos e deixar você tranquilo, já que enquanto você come e aproveita um bom vinho, eles se divertem em nossa área especial para eles.

Veja mais:

Onde comer mignon perto da Pedreira Paulo Leminski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *