Para comer um bom linguine em Curitiba não existe um dia certo. Mas existe o lugar certo para saborear essa delícia que encanta curitibanos e visitantes. Onde? No Restaurante Tortuga.
Quem resiste a um delicioso prato de massa com molhos à base de carnes, queijo, azeites e especiarias que convidam a um tour de sabores e sensações?
No Restaurante Tortuga você pode comer linguine e, também encontra um cardápio variado de outras massas.
Se preferir os cortes nobres, ou o famoso mignon, são o acompanhamento perfeito para o sucesso da sua experiência gastronômica.
O que é linguine e onde ele surgiu?
Estrela de vários pratos, o linguine é um tipo de massa fina e comprida, parecida com o espaguete, porém plana. Tem a espessura média de 6mm e o comprimento de 20 a 30 cm.
Com origem em Génova, linguine significa pequena língua no dialeto norte Italiano da Ligúria. É uma massa muito utilizada em preparos com molhos e carnes e, também, servida como um belo acompanhamento.
Ao gosto do cliente curitibano e dos turistas que procuram uma experiência gastronômica única e inesquecível.
Curiosidades sobre o linguine
Separamos algumas curiosidades sobre as massas, acompanhe:
– Em geral, os tipos de macarrão dividem-se em dois grupos: massas longas ou curtas. As massas longas costumam ter entre 20 e 30 centímetros de comprimento e textura mais fina, como o linguine e o spaghetti, por exemplo. Já as massas curtas, de textura mais grossa, são menores, como penne rigate, fusilli e rigatoni.
– O macarrão, também conhecido como massa ou pasta, tem uma data para chamar de sua. Em 25 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Macarrão, instituído em 1995 em Roma, na Itália, durante o I World Pasta Congress – Congresso Mundial de Macarrão.
– A origem do macarrão nunca foi confirmada pelos historiadores e jamais coroada por uma nação ou outra. Uns dizem que teve origem na China, outros na Itália. Até mesmo a mitologia grega reivindica uma porção das famosas massas.
– Durante muito tempo acreditou-se que a massa teria sido levada para a Itália pelo lendário Marco Polo. No entanto, alguns dos relatos históricos sobre as viagens do navegador veneziano foram questionados, o que gerou dúvidas sobre o que era verdade. Muito antes das viagens de Polo, consta que os árabes levaram a massa para o sul da Itália no século IX. Também é fato que a receita já era apreciada pelo Império Romano e popular naqueles tempos, quando era conhecida como laganum.
– Segundo a International Pasta Organisation – IPO (Organização Internacional do Macarrão), a milenar mistura artesanal de farinha de trigo e água ganhou novas receitas e preparos com o passar dos anos. Atualmente conta com cerca de 600 variedades, para todos os gostos e ocasiões.
– No ano de 2019, o último período de referência da IPO, foram quase 15 milhões de toneladas de macarrão produzidas no mundo todo, tendo a União Europeia como os maiores fabricantes – 31% do total. E a América do Sul é responsável por 19% do volume da produção mundial.
– Estima-se que uma pessoa consuma ao menos 1 kg de massa por ano. A Itália é o país que lidera o consumo de macarrão, chegando a 24 quilos por pessoa em um ano.
Como podemos ver, as pastas realmente ocupam boas páginas na história e, indiscutivelmente, fazem parte da vida de muitas pessoas.
O que melhor acompanha o linguine
O linguini pode combinar com praticamente todos os molhos e carnes.
Para acompanhar um saboroso prato de linguini, aposte nos vinhos. Esta dupla de sucesso é apreciada por grande parte das pessoas em todo o mundo. A bebida tem a incrível capacidade de realçar os sabores dos preparos e proporcionar uma explosão de sensações ao longo da degustação.
Os vinhos tintos equilibram a acidez dos molhos à base de tomate e carne, por exemplo. Já os rótulos brancos limpam o paladar e trazem uma sensação de frescor, combinando perfeitamente com os preparos ricos em queijos.
Tão requintado quanto os vinhos tinto e branco, um bom rosé frutado é refrescante e casa perfeitamente com os molhos de manteiga, alho e especiarias.
Conheça as opções de linguine do Restaurante Tortuga
O Restaurante Tortuga é uma ótima opção para quem deseja comer linguine em Curitiba. Confira o cardápio com esse delicioso prato:
– Ao molho quatro queijos: massa linguine com queijo muçarela ao molho quatro queijos;
– Molho Primavera: massa linguine ao molho branco com presunto picado, ervilha, salpicado com cheiro verde, bacon e parmesão gratinado;
– Com Molho Renato Ribas: massa linguine na manteiga com cheiro verde;
– Ao Molho Branco: massa linguine ao molho branco especial exclusivo do Tortuga;
– Com Molho Bolonhesa: massa linguine com o saboroso e exclusivo molho bolonhesa;
– Alho e Óleo: massa linguine ao marcante molho alho e óleo;
- Ao Molho Sugo: massa linguine acompanhada do tradicional molho ao sugo;
Todos os pratos de linguine são bem servidos e preparados ao gosto do cliente. Escolha a que melhor combine com você.
No Restaurante Tortuga consideramos de grande importância os sabores colocados em cada preparo, assim como primamos por oferecer uma experiência gastronômica positiva e inesquecível. Além da qualidade da comida e a extensa carta de bebidas, o conceito do restaurante temático oferece ao cliente um complemento riquíssimo somado à ótima refeição e ao excelente atendimento.
Portanto, se você quiser comer uma linguine em Curitiba, você encontrou o lugar.
Se você quiser conhecer o cardápio do Restaurante Tortuga, clique AQUI.
Veja também:
Onde comer lasanha em Curitiba