Os amantes da cultura pop já conhecem os personagens mais icônicos e interessantes da ficção como o pirata Capitão Gancho, Jack Sparrow, Barba Negra, entre outros. Mas nem todo pirata tem perna de pau, cara de mau e um papagaio como animal de estimação. Alguns piratas são figuras históricas que existiram na vida real. Então que tal conhecermos um pouco sobre cada um deles? Confira!
Roberto Cofresí
Esse pirata da vida real foi uma figura tão importante em Porto Rico que chegou até receber uma estátua em Cabo Rojo. Isso ocorreu porque Cofresí foi uma espécie de Robin Hood do Caribe que atuava contra as forças armadas espanholas, o que lhe rendeu grande popularidade no final do século 18.
Infelizmente, em 1825, ele acabou sendo capturado e executado aos 33 anos de idade.
Henry Every
Every foi um pirata que atuava no Atlântico em meados de 1690 e foi um dos únicos piratas da história que conseguiu se aposentar sem ser morto ou capturado.
Além disso, sua fama também se deu por conta de um dos roubos mais lucrativos daquele período, onde Every e seus companheiros capturaram a frota Império Mongol que estava completamente recheada de jóias e pedras preciosas.
Anne Dieu-le-Veut
Também existiram piratas femininas. Anne foi uma pirata francesa que viveu entre 1661 e 1710.
Ela era casada com Laurens de Graaf (também pirata e mercenário holandês). Anne ficou famosa por sua coragem e por ter acabado com a superstição de que mulheres em alto mar davam má sorte.
Sir Francis Drake
Francis era amado pelos ingleses, mas odiado pelos espanhóis. Esse pirata era tão odiado que o Rei da Espanha chegou a oferecer 20 mil ducados como recompensa pela sua cabeça.
Além disso, Francis recebeu o título de Sir pela própria Rainha Elizabeth, por ter ajudado a derrotar a Armada Espanhola. Seus espólios como corsário ajudaram a enriquecer a Coroa Britânica até sua morte em 1596, aos 55 anos.
Captain Willian Kidd
Kidd era um corsário inglês que acabou perdendo seu título por atacar navios que não faziam parte do acordo com a coroa inglesa, que só autorizava ataques aos navios franceses.
Por desobediência ele acabou preso nos EUA e sentenciado à morte em seu país de origem.
Anne Bonny
Anne era uma moça de família e filha de pai comerciante nas Bahamas, mas acabou deserdada por se apaixonar e casar com o fora da lei James Bonny.
Anos depois Anne conheceu e fugiu com o pirata chamado Calico Jack, onde acabou se tornando parte da tripulação.
Em 1720 o navio de Anne e Jack foi capturado pela Marinha Real, mas ela acabou não sendo presa pois declarou que estava grávida. Essa condição fez com que ela fosse perdoada e vivesse até os 93 anos.
Pirata Mary Read
Mary foi uma pirata que ficou conhecida por se vestir como homem. Ela fez parte do exército britânico e da Companhia das Índias. Anos depois a tripulação do navio que ela trabalhava se amotinou, o que fez com que ela se tornasse pirata de Calico Jack, na mesma tripulação de Anne Bonny, inclusive.
Além disso, Mary usava o disfarce de Mark e diz a lenda que a própria Anne Bonny chegou a ter um interesse amoroso por ela.
Quando o navio de Calico foi capturado pela Marinha Real, Read também revelou estar grávida e recebeu o perdão real, mas infelizmente acabou falecendo por complicações na gravidez.
John Rackham (Calico Jack)
Como já citado acima, Calico Jack foi um conhecido pirata inglês do século 18.
Jack ficou famoso porque sua bandeira pirata era estampada por uma caveira com duas espadas cruzadas (chamada de Jolly Roger) – figura que ficou marcada como símbolo dos piratas na cultura pop.
Em 1720 Jack foi capturado pelos ingleses que o sentenciaram à morte por enforcamento (aquele mesmo ataque da Marinha Real que prendeu Anne Bonny e Mary Read).
Pirata Black Bart
Bart foi um pirata muito bem sucedido que ficou bastante conhecido por criar, juntamente com sua tripulação, os 11 artigos do código pirata.
Além disso, esse pirata chegou a ser considerado invencível por já ter capturado mais de 450 navios por todo o continente Americano. Mas, para sua surpresa, em 1722 acabou sendo morto durante um combate contra os ingleses.
Às vezes é difícil escrever uma redação, principalmente se você tiver poucas informações sobre o tema escolhido. É neste ponto que você precisará de ajuda qualificada para escrever ensaios sobre qualquer tópico, incluindo a intrigante vida de Black Bart. Os escritores profissionais em https://papertyper.net/ estão sempre aqui para ajudar. Criar um ensaio juntos nunca foi tão fácil.
Edward Teach (Blackbeard)
Blackbeard foi responsável por criar o estereótipo de pirata terrível com aparência assustadora. Esse pirata inglês ficou conhecido por ser implacável em todo Caribe.
No entanto, Teach foi morto durante um combate com a Marinha Real e reza a lenda que foram necessários 20 golpes de espada e cinco tiros para abatê-lo. Assustador, não acham?
Por fim, agora que você já conhece a história de alguns piratas da vida real, que tal acompanhar mais conteúdos desse universo?
Então acompanhe o nosso blog semanalmente!
Veja também:
olá, fico muito feliz em compartilhar esse site, como pirata eu fui shing shi.
Adorei esses personagens piratas da história, principalmente DIR Francis Drake.