Imagem de pirata

Você sabe a diferença entre piratas bucaneiros e corsários?

fevereiro 11th, 2022 Posted by Blog, Piratas 0 thoughts on “Você sabe a diferença entre piratas bucaneiros e corsários?”

Corsários e bucaneiros também são piratas, a diferença é que existem várias versões marítimas desses saqueadores. Mas você sabe quais são elas? No artigo de hoje vamos falar sobre as diferenças entre piratas, corsários e bucaneiros. Então confira!

De acordo com relatos de Homero na Odisséia, os piratas existiram desde o início do comércio e os mais antigos registros vêm dos gregos em 730 A.C, que já saqueavam navios fenícios e assírios.

Porém, a imagem que temos hoje e que influencia na cultura pop é dos piratas europeus dos séculos 17 e 18.

Corsários

Os chamados corsários surgiram nesse período, onde a exploração das colônias na América e na África em busca de escravos, marfim e ouro estavam se tornando a principal atividade econômica mundial.

Esses personagens ficaram conhecidos porque alguns países que não tinham suas próprias colônias como Inglaterra, França e Holanda, incentivavam os ataques aos navios de outros países.

Esses saqueadores eram chamados de corsários porque utilizavam a Carta do Corso para dar um ar oficial a esses atos de roubo. Esse documento liberava um capitão de navio e sua tripulação a perseguir e atacar qualquer embarcação que levasse a bandeira de um país inimigo. Desse modo, o saque deixava de ser crime, tornando-se atividade legal e tributável desde que fosse em cima dos outros.

Bucaneiros

Já os Bucaneiros (do termo francês bucan, que designava a grelha com a qual defumavam carne), é a forma como eram chamados os piratas franceses que aportaram na ilha de Hispaniola, atual Haiti, por volta de 1600. 

Esses piratas logo se apossaram da então colônia espanhola e criaram suas próprias regras e leis. Por ser uma terra sem lei, acabou atraindo ex-presidiários, escravos fugitivos e perseguidos da Inquisição Católica.

Em 1620 os Bucaneiros foram expulsos da Espanha. Após isso, os piratas franceses escolheram então a ilha de Tortuga como novo destino. Lá, continuaram a praticar a pirataria, tendo as embarcações espanholas como alvo predileto. Toda essa região ficou famosa pela violência bucaneira.

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!

Veja também:

Ficção: Veja quais foram os maiores piratas da ficção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *