Degustar é saber avaliar e apreciar bem os sabores daquilo que está consumindo. As degustações mais conhecidas são as de queijos e vinhos, mas você sabia que é possível fazer uma degustação de azeites?
Assim como acontece com os vinhos, encontrar o melhor azeite vai depender de cada paladar. Isso porque, a cada degustação é possível encontrar características, aromas e sabores próprios de cada azeitona, o que contribui para aquele azeite.
Para que você possa aprender melhor sobre o assunto, separamos algumas dicas e informações que irão te guiar no universo da degustação. Confira!
Prepare-se para a degustação
Por conta do jejum, o período ideal para a degustação de azeites é durante a manhã. Entretanto, o jantar também é um horário propício para isso, sendo de extrema importância evitar ingerir café ou bebidas alcoólicas antes. Fumar também pode atrapalhar na hora de saborear o óleo extraído das azeitonas.
Preparar o ambiente também é importante para a degustação. O ideal é separar pequenas porções de azeite, com no máximo 20ml e, também, é indicado ingerir maçã e água para limpar o paladar entre as degustações.
Identifique os aromas
Para conseguir identificar melhor o aroma, é indicado tampar e agitar o recipiente em movimentos circulares para que o azeite se espalhe pelas bordas. Depois disso, destampe e inspire lentamente o aroma para identificá-lo de acordo com o tipo do azeite.
Identifique os sabores
Após reconhecer o aroma, ingira uma pequena porção, suficiente para preencher toda a boca. Assim é possível perceber a intensidade do sabor e classificar se o azeite é mais intenso ou suave. Além disso, na ingestão o sabor amargo toma conta da boca, logo com a sensação picante na garganta, causado pela degustação. Isso acontece, porque quanto maior a presença de fenólicos, melhor é a qualidade do azeite.
As principais características do sabor são frutado, amargo e picante, e essa classificação é muito útil para o próximo passo: harmonização de sabores.
Harmonização de azeites
Após identificar o tipo de azeite, fica mais fácil harmonizá-lo com outros sabores, levando em consideração a textura e intensidade do azeite.
Para saladas cruas, azeites mais suaves como frutado verde e amendoado são os mais indicados. Já para pratos mais delicados como massas e peixe, o azeite extra virgem , com um toque mais amargo e picante são os mais recomendados. Para combinações mais marcantes como pizzas, alguns tipos de queijos e pães, os azeites verdes são a melhor opção.
Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas como essa? Então acompanhe nosso blog e veja outros artigos sobre esse assunto!