Queijos e vinhos: aprenda a harmonizar os dois

julho 23rd, 2021 Posted by Dicas 0 thoughts on “Queijos e vinhos: aprenda a harmonizar os dois”

O inverno é a temporada oficial dos queijos e vinhos. Afinal, nada melhor que passar a noite desfrutando desta combinação deliciosa e cheia de sabor. Porém, para que essa combinação fique boa, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Para saber mais, continue lendo este post. 

Tipos de queijos

Como se sabe, existe uma grande variedade de queijos, com texturas e sabores completamente diferentes. Para uma combinação harmoniosa é importante ficar atento às características do queijo, para então escolher o vinho certo. 

Queijo fresco

Na categoria de queijos frescos entram o minas, o cottage, a ricota, o feta e o mascarpone. Com sabores mais suaves e delicados, harmonizam perfeitamente com vinhos brancos leves e acidez moderada. 

Queijos de pasta filada

Os queijos mussarela, provolone e caciocavallo são os mais conhecidos dessa categoria. O ideal é harmonizar esses queijos com o um Sauvignon Blanc, mas ele também combina muito bem com champagne, vinho tinto e rosé. 

Queijos de mofo branco

Por ser um queijo gorduroso precisa de um vinho com maior acidez para harmonizar o sabor. O mais conhecido desta categoria é o queijo brie e a combinação ideal para ele são os vinhos brancos e espumantes.  

Queijos azuis

Gorgonzola, roquefort e stilton são os principais queijos dessa categoria. Com aromas, características e textura cremosa, o sabor costuma ter um sabor bem forte e salgado. A melhor opção para degustar este queijo são os vinhos de sobremesa e espumantes.

Queijos semiduros

São aqueles queijos com sabor leve e textura firme. O mais utilizado para esse grupo é o gouda, e o vinho para harmonizar são os tintos mais robustos. 

Como você pode ter percebido, a harmonização de queijos e vinhos está totalmente relacionada às suas características e sempre vai escolher a bebida certa!

Agora que você já sabe como combinar os sabores, aqui vai uma dica, na hora de servir como sempre do queijo mais leve para o mais pesado. 

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas como essa? Então acompanhe nosso blog e veja outros artigos sobre esse assunto!

Veja também:

Degustação de azeites: aprenda a combinar os sabores e pratos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *