Você sabia que hoje, 28 de maio, é o Dia Mundial do Hambúrguer? É isso mesmo! Esse prato que, vamos combinar, é uma delícia, tem um dia só para ele e não é de se surpreender, afinal, ele merece! Não tem alimento mais universal que ele, todo mundo pode comer, graças à sua versatilidade e possibilidade de poder ser feito com os mais diversos ingredientes.
Quem não come carne vermelha pode optar pela opção de frango e os vegetarianos conseguem preparar o prato com cogumelos ou legumes. Seja como for, o resultado é sempre impecável e de arrancar suspiros.
Então, que tal aproveitar esse dia pra falar mais sobre o hambúrguer e, claro, descobrir duas receitas deliciosas? Continue com a gente!
De onde vem o hambúrguer?
O hambúrguer chegou nos Estados Unidos em 1904, graças aos imigrantes alemães que embarcaram no porto de Hamburgo (olha aí de onde vem o nome!). Mas se você pensa que foram eles quem inventaram a carne moída, está muito enganado.
A trituração da carne é antiga e o hábito remonta aos tempos mais remotos – desde a pré-história! Isso porque, o Homo erectus não podia ingerir grandes quantidades de carne e, por isso, era mais fácil triturá-la.
Então, vamos combinar que não deve ter sido muito difícil descobrir, séculos depois, que colocar a carne moída no meio do pão poderia ser uma ótima ideia. De qualquer forma, a versão “original” do hambúrguer como conhecemos hoje surgiu no século 12 e está relacionada ao Império Mongol.
Depois disso, as versões só evoluíram e, hoje, é possível encontrar opções de hambúrgueres por todo o mundo! Quer preparar a sua? Confira nossas receitas:
Hambúrguer clássico caseiro
Vamos começar com o tradicional hambúrguer de carne moída. Para prepará-lo, você vai precisar de:
- 3 quilos de carne moída;
- 250 gramas de bacon;
- 1 ovo;
- 3 colheres de farinha de trigo;
- tempero a gosto;
- 30 ml de água.
O modo de preparo não podia ser mais fácil: basta você misturar todos os ingredientes com a carne moída. Depois, você precisa separar pequenas porções para modelar os hambúrgueres. Se tiver um molde para que eles fiquem do mesmo tamanho, perfeito. Se não, separe conforme sua preferência.
O recomendado é congelar por pelo menos algumas horas antes de levar ao forno ou fritar. Para isso, enrole-os em papel filme. Pronto! Basta prepará-los do modo como preferir e montar seu prato!
Hambúrgueres vegetarianos com grão-de-bico
Essa receita é para quem leva uma dieta vegetariana, mas não quer deixar de aproveitar o sabor do hambúrguer. Então, vamos lá! Separe:
- 1 xícara de grão-de-bico cozido;
- 1 cenoura ralada;
- 2 colheres de salsinha picada;
- 2 colheres de aveia em flocos;
- 1 colher de farinha de rosca;
- 1 cebola picada;
- Sal e pimenta a gosto.
Depois de cozinhar e escorrer o grão-de-bico, amasse-o com a ajuda de um garfo e reserve. Paralelamente a isso, refogue a cenoura, a cebola e a salsinha e adicione a aveia, bem como o tempero a gosto.
Em seguida, junte esses ingredientes ao grão-de-bico e misture tudo, até obter uma massa homogênea. Para dar o ponto de moldar os hambúrgueres, basta acrescentar farinha de rosca aos poucos.
Por último, modele as porções e prepare como preferir: assado ou frito. Assim como a opção com carne, você também pode congelar os hambúrgueres.
E então, o que achou dessas receitas? Aproveite o fim de semana para prepará-las e conte para nós o resultado! Se quiser outras dicas deliciosamente saborosas, confira outros posts aqui do blog do Tortuga Restaurante!
Bom dia! Gostaria de uma sugestão quanto às carnes para fazer o hambúrguer. Sempre ouvi que normalmente mistura-se dois tipos de carne, qual vcs sugerem?