Se tem uma coisa que não pode faltar na ceia de Natal (e em todo o mês de dezembro, convenhamos) é o bom e velho panetone, certo? Tem para todos os gostos, mas com certeza o mais conhecido é o clássico de frutas cristalizadas.
Quer saber algumas curiosidades sobre esse doce tão tradicional do feriado? Descubra neste post!
O panetone tinha tudo para dar errado
Não se sabe ao certo a origem do panetone, no entanto, circulam inúmeras lendas sobre o assunto. O único fato que parecer ser unânime é de que o doce surgiu na Itália.
Entre as lendas mais famosas sobre a origem da massa está a do padeiro Toni. O termo “panetone” viria, na verdade, de “pani di Toni” (pão de Toni) e faz referência ao italiano.
No entanto, a curiosidade não está no nome, mas sim que tudo não passou de um (delicioso) erro.
Em um momento de cansaço e confusão, Toni preparava uma fornada de pães e massa de uma torta, simultaneamente. Porém, colocou as frutas que deveriam ir na torta na massa do pão. Pare tentar concertar, o padeiro acrescentou frutas cristalizadas, bem como manteiga e ovo.
O resultado? O delicioso panetone!
Guardado a sete chaves
Uma coisa que ninguém pode negar é que os italianos sabem fazer massa, não é mesmo? E eles têm consciência disso. Tanto é que, em 2005, o Ministero delle Attività Produttive assinou um decreto para proteger a receita original do panetone.
Sendo assim, apenas os italianos conhecem a receita original do panetone. Mas, é claro que isso não impediu que outros países reproduzissem o doce – inclusive, o Brasil.
Jeitinho brasileiro
Não é surpresa para ninguém que o Brasil conseguiu criar a sua própria receita do panetone, não é? Durante a Segunda Guerra Mundial, houve um grande fluxo migratório no país e diversos imigrantes da Itália vieram para no Brasil.
Não demorou muito para que a receita do panetone começasse a circular, passando de geração para geração. Em 1948, a Bauducco começou a produção do doce e nunca mais parou!
Panetone para todos os gostos
Assim como qualquer coisa que faça sucesso, surgiram diversas variações do tradicional panetone. As frutas cristalizadas podem não agradar a todos, então por que não as trocar por chocolate? Não tem como ficar ruim, certo?
Hoje, os sabores vão além do chocolate. É possível encontrar receitas que levam doce de leite, leite condensado, creme com biscoito, laranja, limão, morango, coco e, acredite se quiser, existe até panetone salgado! Realmente, é uma infinidade de sabores.
Compartilhe este post
E então, o que achou destas curiosidades sobre o panetone? Temos certeza que pelo menos uma delas foi novidade para você.
Não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber sobre o assunto!
Aproveite, e deixe seu comentário abaixo, pois nós, do Restaurante Tortuga, adoraríamos saber sua opinião!