Por meio de indicações simples é possível fazer harmonizações perfeitas, para tornar ocasiões simples ou refinadas em momentos inesquecíveis.
Equilibrar adequadamente as refeições com as bebidas que as acompanham é uma arte milenar.
Por meio dessa estratégia, é possível realçar o que cada prato tem de melhor, tornando simples ocasiões em experiências gastronômicas ímpares.
Pensando nisso preparamos uma série de dicas simples de sabores que se adequam bem a determinados tipos de vinho, para que você nunca mais erre suas harmonizações.
Isso também criará a oportunidade de surpreender seus amigos e acompanhante em um próximo jantar ou almoço especial.
Pronto (a)?
Dica importante: Se os pratos desejados ou que você costuma preparar/pedir não estejam nas sugestões, procure associar a indicações, para não errar e conquistar combinações surpreendentes.
Chardonnay
Nossa primeira opção é um excelente acompanhamento para peixes ricos em gorduras e com molhos marcantes.
Brancos, sedosos e amanteigados, com passagem por barrica e de boa estrutura, como é o caso do Chardonnay, são a escolha excelente se você contar com salmão ou qualquer outro fruto do mar que venha acompanhado de molhos com sabores mais marcantes.
Importante: o Chardonnay necessita ser bem estruturado para fazer essa harmonização. Chardonnay ligeiro (com preço mais em conta e mais fresco), não harmonizaram bem com esses pratos.
Espumantes: acompanhamento ideal de pratos salgados
Grande parte dos vinhos espumantes secos, como os nacionais de Pinto Bandeira, as cavas espanholas, champanhes e crémants franceses, possuem um leve toque adocicado.
Essa característica, faz com que eles sejam extremamente frescos quando harmonizados a alimentos salgados e crocantes, formando uma combinação perfeita.
Cabernet Sauvignon x carnes vermelhas suculentas
Se o prato da noite vem acompanhado de carne vermelha, principalmente cortes suculentos, Cabernet Sauvignon, das serras gaúcha e catarinense, vinhos franceses ou alguns seletos argentinos, com potencial maior de guarda, poderão ser muito beneficiados da harmonização.
Os taninos firmes destes vinhos tendem a refrescar o palato, limpando as papilas gustativas a cada garfada.
Os populares bordaleses (mistura de Cabernet Sauvignon com Merlot, os blends) também costumam ser uma excelente pedida para o acompanhamento de bifes robustos ao ponto ou mal passados.
Dica: Filé Mignon e Cordeiro são excelentes pedidas nesse caso, principalmente quando acompanhadas de molhos de ervas frescas.
Se a noite é de queijos e vinhos, aposte no Rosé!
Alguns tipos de queijos harmonizam melhor com vinhos brancos, outros com vinhos tintos. No entanto, a maioria deles vai muito bem com um rosé seco.
Essa opção de vinho carrega a acidez de um branco e a característica frutada de tinto. Se for pedir uma pizza, por exemplo, lasanha aos quatro queijos, ou um prato regado de queijo, o Rosé será a combinação perfeita!
Sauvignon Blanc: a combinação ideal para pratos frescos e molhos com maior acidez
Pratos frescos e molhos com certa acidez são ideais para harmonizar com os Sauvignon Blancs.
É uma das maiores indicações para os apaixonados pela culinária japonesa, por exemplo.
Para os opcionais mais ricos e encorpados, você pode optar ainda por pratos à base de vegetais acompanhados de molhos preparados com iogurte natural.
Molhos para saladas, geralmente, trabalham bem junto ao Sauvignon Blanc.
Frutos do mar, de forma geral, com acompanhamentos que contenham maior acidez, também tendem a fazer grande sucesso.
Pinot Grigio e os pratos leves!
Por mais que não seja muito popular e fácil de encontrar no Brasil, o Pinot Grigio oferta uma opção leve e perfeita para harmonizar com saladas e sushis, além de outros pratos acompanhados de peixe.
Os sabores desses alimentos parecem ganhar uma versão totalmente nova quando acompanhados de vinhos delicados, como é o caso do Pinot Grigio.
Experimente essa combinação!
Malbec
Quando falamos em Malbec argentino, principalmente os mais encorpados e profundos, temos em vista o sabor ideal para acompanhar molhos como os agridoces e apimentados, além do popular barbecue.
Para ter uma experiência gastronômica completa, harmonize-o a pratos que levem frango frito ou assado, acompanhado de molhos como os indicados.
Está gostando dessas dicas?
Então acompanhe nossa segunda série de harmonização de vinhos x pratos em nosso post a seguir.