Apesar de ter um nome refinado, o molho Espagnole, ou pardo, como também é conhecido, tem como principais ingredientes de sua receita, itens simples como cenoura, cebola e caldo de carne.
Se você é apaixonado pelo popular molho madeira, saiba que o Espagnole ou molho pardo pode ser facilmente convertido na receita, que costuma acompanhar muito bem cortes de carne bovina, pato, cordeiro, e muito mais.
Para essa deliciosa e simples receita de molho Espagnole você precisará de:
1/2 xícara de manteiga
1 cenoura média (picada)
1 cebola média (picada)
1 talo com folhas de aipo (picado)
1/4 xícara de farinha de trigo
5 xícaras de caldo de carne (ainda quente)
1/4 xícara de tomate (em purê)
2 dentes de alho (descascados e picados)
1/8 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 bouquet garni (um pequeno bouquet de ervas amarradas com barbante culinário que é utilizado no preparo de pratos e que depois pode ser retirado da receita, a fim de deixar apenas seu sabor e aroma no prato).
Dica: Para o bouquet garni, você pode incluir a parte verde de um alho poró para base, um ramo de tomilho fresco, alguns talos de salsinha, alecrim e louro.
Está pronto!
Finalize o bouquet amarrando as ervas com o barbante culinário!
Veja também: 6 filmes com piratas para ver ao menos uma vez na vida
Como preparar o molho Espagnole
Com uma panela grande em fogo médio para baixo, derreta a manteiga e refogue as cenouras, a cebola e aipo, até ficar com aspecto translúcido.
Polvilhe a farinha uniformemente sobre a mistura refogada e misture até que a farinha esteja totalmente incorporada à manteiga derretida.
Deixe que a mistura cozinhe até ganhar consistência (isso levará em torno de 2 minutos aproximadamente), lembrando sempre de mexê-la.
Após dois minutos e tendo a mistura engrossado, despeje o caldo de carne quente e o purê de tomate.
Adicione à mistura o alho, a pimenta e o bouquet garni e deixe ferver, mexendo ocasionalmente por 45 minutos, aproximadamente.
Passado o tempo indicado e observado que o molho está pronto, basta remover o buquê garni e então utilizar o molho para preparar outras receitas ou mesmo para compor pratos especiais com proteínas.
Gostou dessa receita?
Então não deixe de acompanhar nosso blog, semanalmente dicas incríveis e curiosidades para você do mundo da gastronomia e da cultura pirata!
Gostei mto